Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda!

Nem todo sintoma de tontura está relacionado à labirintite

Gabriela Bonin - Folhapress
03 mai 2021 às 16:51
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A tontura é uma queixa frequente em consultórios médicos e acomete 42% da população adulta da cidade de São Paulo, segundo estudo publicado pela Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. Especialistas explicam que a tontura, embora comumente associada à labirintite, é um sintoma que pode indicar alterações neurológicas, vasculares ou do metabolismo.

"Depois de uma queixa de tontura, todo médico tem que perguntar o seguinte: 'o que você quer dizer com essa palavra?'", explica Márcio Salmito, otorrinolaringologista e coordenador do Departamento de Otoneurologia da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o médico, há uma dificuldade na definição de tontura, o que dificulta o diagnóstico. Isso porque, ao utilizar a palavra tontura, o paciente pode estar descrevendo situações completamente diferentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR recebeu 51.830

Regional de Saúde de Londrina deve receber quase nove mil novas doses da vacina contra a dengue

Imagem de destaque
Saiba mais

Vacinação contra a dengue será ampliada para outros 101 municípios no Paraná

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago


Uma delas é sensação ao se levantar muito rapidamente, que gera escurecimento da visão. O termo técnico que nomeia esse estado de um "quase desmaio" é lipotímia e pode indicar problemas na circulação sanguínea no cérebro, causados por doenças cardiovasculares ou apenas pelo mecanismo de postura, de se levantar rápido.

Publicidade


A tontura também pode ser uma reclamação relacionada ao desequilíbrio. Frequente em idosos, o sintoma indica uma disfunção no equilíbrio, o que faz com que a pessoa fique cambaleando ou tenha dificuldade em andar em linha reta. Geralmente, a situação aponta para possíveis doenças neurológicas.


Por último, a queixa também pode se referir à vertigem, que é a sensação de ilusão de movimento. Aquele sentimento, após realizar movimentos rotatórios, de que tudo continua girando. Nesse caso, o problema está no labirinto, que é a região da orelha interna que está relacionada com a audição, a percepção do espaço e o equilíbrio.

Publicidade


Por esse motivo, muitos pacientes associam automaticamente a tontura à labirintite, que é a inflamação do labirinto, geralmente ligada a outras infecções como otite e meningite. A labirintite, no entanto, não está nem entre as dez causas mais frequentes de tontura.


"Quando a pessoa diz ter crise de labirintite, ela geralmente tem crises de vertigem, que são crises de sintomas que indicam problemas labirínticos, quase nunca uma infecção", explica Salmito.

Publicidade


A causa mais frequente de problemas labirínticos é a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), conhecida também como "doença dos cristais". A doença ocorre quando os cristais de cálcio do labirinto, responsáveis por controlar a posição do corpo e auxiliar no equilíbrio, se desprendem e geram tontura, que pode ser acompanhada de náuseas.


Dentre outros problemas labirínticos, está a cinetose, caracterizada pela dificuldade do labirinto em processar diferentes informações. É o conhecido mal do movimento, mais evidente em viagens de carro ou avião, quando há náusea e enjoo.

Publicidade


As disfunções também podem ser consequência de um distúrbio na comunicação entre o labirinto e o cérebro, como na neurite vestibular. Na doença, um vírus afeta o nervo vestibular, estrutura responsável por enviar informações do labirinto à cabeça, o que causa vertigem, desequilíbrio e náusea.


Algumas dessas doenças são tratadas com medicamento, enquanto outras não, por isso a importância dos pacientes não classificarem a tontura diretamente como sintoma de labirintite. "É o motivo pelo qual a gente tenta estimular o uso correto das palavras, para não gerar o tratamento errado", reforça o otorrinolaringologista.

Publicidade


Buscar um médico otorrinolaringologista é essencial para identificar a causa da tontura, principalmente se ela for recorrente e afetar a qualidade de vida do paciente.


HÁBITOS
A tontura também pode indicar disfunções em outros aspectos do metabolismo do corpo. "Existe uma tontura muito comum que é consequência de hábitos de vida, como estresse e privação de sono, e do abuso de substâncias como cafeína e açúcar em excesso", explica Ricardo Schaffeln Dorigueto, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.

Publicidade


O médico reforça a importância da atenção ao que chama de "fatores de risco da vida moderna". Muitas vezes, a tontura não é resultado de uma doença específica e os cuidados com alimentação e hábitos de sono e trabalho podem ser suficientes para reverter os quadros do sintoma.


Diabetes e hipertensão, por exemplo, são quadros relacionados à doença de Menière, que também afeta o labirinto. Causada pelo aumento da pressão dos líquidos na parte interna da orelha, a doença está associada a quadros crônicos que são potencializados por comportamentos diários.


O alerta para o consumo de açúcar na rotina é um dos mais importantes. "Alimentos doces, açúcares, pães, mel têm prejuízo grande pros sintomas de tontura", reitera Dorigueto.


SAIBA MAIS
A tontura é um sintoma que acomete 42% da população adulta da cidade de São Paulo


Ela ocorre em três possíveis sensações:


- Lipotímia: sensação ao se levantar muito rapidamente e sentir que está prestes a desmaiar, que pode vir acompanhada de escurecimento da visão e queda na pressão


- Vertigem: sensação falsa de movimento, principalmente movimento rotatório, com tudo girando


- Desequilíbrio: perda do equilíbrio, as pessoas ficam cambaleando e têm dificuldades em andar em linha reta


O labirinto é a parte da orelha interna que está relacionada com nossa audição, equilíbrio e percepção do corpo. A parte que envolve o equilíbrio é chamada de sistema vestibular


As principais doenças do labirinto, que estão relacionadas à tontura, são:


- Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB):


Doença mais comum, gerada pelo desprendimento dos otólitos, pequenos cristais de cálcio responsáveis por fornecer informações sobre a posição e movimentos da nossa cabeça


Sintomas: náuseas (provocada por movimentos da cabeça)


- Cinetose:


Conhecida como enjoo/mal do movimento, é caracterizada pela dificuldade do labirinto em processar diferentes informações
Sintomas: náusea e enjoo, tornando- se mais evidente em viagens de carro ou avião


- Doença de Menière:


Aumento da pressão dos líquidos da orelha interna, geralmente relacionada com outras doenças, como diabetes, hipertensão e doenças autoimunes
Sintomas: zumbido, vertigem, perda auditiva e pressão no ouvido, acompanhados de mal-estar e náusea/enjoo


- Neurite vestibular:


Distúrbio do sistema vestibular causado, geralmente, por um vírus que afeta o nervo vestibular
Sintomas: forte vertigem, náusea, desequilíbrio e dificuldade para caminhar


Todas essas doenças são comumente confundidas com a labirintite, que, por sua vez, é uma inflamação do labirinto, geralmente associada a alguma outra infecção, como otite e meningite
A labirintite, no entanto, não está nem entre as dez causas mais frequentes de tontura


Também podem causar tontura:


- Ingestão de alimentos com muito açúcar
- Consumo excessivo de cafeína
- Tabagismo
- Ingestão de álcool

Fontes: Márcio Salmito, otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF); Ricardo Schaffeln Dorigueto, otorrinolaringologista do Hospital Paulista; Revista Brasileira de Otorrinolaringologia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade