Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento

Os riscos das dietas restritivas e do 'efeito sanfona' para a saúde

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 ago 2022 às 19:20
- Tim Mossholder/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se alimentar bem depende de escolhas. Mas escolher dietas restritivas não parece fazer bem, porque não funcionam em longo prazo e podem até boicotar o projeto nutricional pretendido. Estudos científicos na área têm indicado que a maioria das pessoas que optam pela restrição alimentar como método de emagrecimento acaba voltando a ganhar peso.


Além disso, viver ciclos repetitivos de dietas pode até prejudicar a saúde, tornando o corpo disfuncional. Uma das consequências prejudiciais dessa prática é o efeito sanfona, quando a perda e o ganho de peso acontecem repetidamente. A cada novo ciclo de dieta, será mais difícil perder o mesmo peso da primeira vez, e assim por diante.  

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

 

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

De acordo com a nutricionista Jamile Caroso, professora do curso de Nutrição da Faculdade São Luís de França (FSLF), a causa do efeito sanfona está nas dietas restritivas. “Uma mudança brusca na alimentação é difícil de sustentar a longo prazo, então as pessoas que utilizam essa estratégia tendem a entrar nesse ciclo de engordar e emagrecer”, explicou. Ainda segundo ela, esse processo traz prejuízos metabólicos, pois no período de “restrição” nosso cérebro entende que precisa “poupar” energia e aí cria mecanismos para armazenar mais gordura. 

Publicidade

 

As dietas restritivas têm um impacto muito negativo na relação com a comida, podendo causar distúrbios neuroendócrinos e alterações intestinais. “Além disso, também há prejuízos no comportamento alimentar. O fato de restringir algum alimento ou fonte de nutrientes, como cortar carboidratos, por exemplo, pode fazer com que o indivíduo desenvolva uma obsessão/um desejo aumentado por comer esses alimentos ricos em carboidratos, como consequência da restrição”, destacou a profissional.

Publicidade

 

Pessoas que costumam “viver de dieta” alteram o seu funcionamento fisiológico, tornando o corpo cada vez mais cansado pelo estresse de passar fome. Além do impacto negativo ao organismo, as dietas também pioram as sensações e a forma de se relacionar com os alimentos, dando espaço para os sentimentos de vergonha e culpa. Em algumas pessoas, há até a sensação de nojo, pela simples ingestão de determinados alimentos. A comida vira inimiga, ao invés de um deleite.

Publicidade

Nutrição sem dietas

Para sair desse ciclo, Caroso alerta que a primeira é evitar dietas restritivas, pois toda mudança tem maior efetividade quando realizada de forma gradual. “Crie uma boa relação com a alimentação e com seu corpo. A alimentação não se trata apenas de nutrientes, envolve socialização, simbolismo, cultura etc. Por isso, esteja em paz com a comida. Fique atento à forma como se alimenta. Isso é tão importante quanto o que se come. Pratique o comer com atenção, sem distrações como o uso de eletrônicos, por exemplo. Dessa forma é possível ouvir o seu corpo e perceber os sinais de fome e saciedade, que levará ao consumo dos alimentos com mais moderação”, considera ela.

Publicidade

Muitos nutricionistas preferem adotar uma abordagem não prescritiva em seus consultórios, atendendo seus pacientes de forma diferenciada. Isso, no entanto, não significa ausência de regras para decidir o que comer, mas sim se alimentar bem a partir de boas escolhas, que consideram não apenas as calorias contidas, mas também os aspectos subjetivos e emocionais de cada pessoa. 

Com a nutrição não prescritiva, é possível parar de sofrer no momento de se alimentar e torná-la aliada na decisão de viver de modo mais saudável. Os profissionais promovem a autonomia e auto responsabilidade do paciente, para que ele mesmo decida o que deve ou não comer. O objetivo dessa abordagem não é perda rápida de peso, ou mudanças drásticas no que se come, mas sim alcançar resultados positivos e duradouros.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade