Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bom desempenho

Paraná bate meta de vacinação contra a pólio, mas campanha continua

Redação Bonde/ Agência de Notícias
22 dez 2014 às 15:45

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Estado do Paraná atingiu nesta segunda-feira (22) a meta de imunizar 95% do público-alvo da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, iniciada em 8 de novembro. Até a manhã desta segunda, foram vacinadas 624.536 crianças com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Apesar do bom desempenho, a vacina continuará disponível nas unidades de saúde de todo o Paraná até 31 de dezembro. O objetivo é atingir mais 32.748 crianças que fazem parte do grupo prioritário da campanha, mas ainda não tomaram a vacina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por conta do período de festas, muitos municípios paranaenses estão com unidades de saúde trabalhando em dias e horários especiais. "Por isso, a orientação é que os pais se informem junto à secretaria de saúde de sua cidade sobre como funcionará a vacinação nas próximas duas semanas", explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Dezembro Vermelho

Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina

Imagem de destaque
Porecatu

Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná

Imagem de destaque
Dados do Ministério da Saúde

95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença


Também seguirá até 31 de dezembro a campanha de vacinação contra o sarampo, que também protege contra a rubéola e a caxumba. Até agora, 519.014 crianças já receberam a dose da tríplice viral, o que representa 89,45% do público alvo – crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias.


De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Imunização, João Luis Crivellaro, ambas as vacinas são seguras e contribuem para que o Paraná continue livre das doenças. "Tanto o sarampo quanto a poliomielite estão erradicadas no Estado. Não registramos casos de sarampo desde 2000, mas o perigo de reintrodução existe, visto que há casos confirmados no Nordeste brasileiro e também em outros países", destaca Crivellaro.

Já em relação à poliomielite, o Paraná não registra casos desde 1990. No Brasil, a doença também está erradicada. Em 1994 o País recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovírus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países da Ásia Central, África Central e do Oriente Médio ainda registram casos da doença.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo