Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
História local

Pioneiro de Tamarana morre em decorrência de Covid-19

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
01 set 2020 às 10:00
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando Tamarana catalogar seus patrimônios históricos e culturais, a sapataria na Rua Arlindo Pereira de Araújo certamente fará parte do seleto acervo dedicado à preservação da memória do município.


E não somente por, através de sua arquitetura simples, fazer lembrar a quem passa pelo Centro que, um dia, a cidade já foi sertão, mas principalmente porque, durante décadas, teve como anfitrião o memorável João Baptista de Oliveira e suas deliciosas histórias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


João Baptista encantou gerações de tamaranenses com causos e pérolas de sabedoria. Relatos que devem ter enriquecido de conhecimento até mesmo as paredes de madeira de sua sapataria. Além de bom de prosa, o pioneiro era bom de ouvido. Multi-instrumentista, conseguia fazer música com objetos peculiares como um velho serrote.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo príncipio ativo

Mesma formulação de Wegovy e Ozempic chega às prateleiras com diferença de R$ 165

Imagem de destaque
Não tinha ciclo vacinal completo

Bebê de seis meses morre com coqueluche em Londrina

Imagem de destaque
Experiência imersiva

Nova unidade do Hospital do Câncer em Londrina terá tecnologia inédita para cuidados paliativos

Imagem de destaque
Nas amígdalas

Branco Mello, dos Titãs, passará por nova cirurgia para retirar tumor


O pioneiro também marcou presença com seus dotes musicais na orquestra da Congregação Cristã no Brasil, da qual foi um dos membros mais antigos em Tamarana e colaborou ao longo de anos no corpo administrativo da igreja.

Publicidade


Neste 31 de agosto, João Baptista foi fazer música e prosear em outra dimensão. Aos 86 anos de idade, travou contra a Covid-19 sua última batalha. Estava internado desde o último dia 17, em unidade hospitalar de Londrina.


Ele deixa suas boas lembranças para a esposa, Ana, e para os cinco filhos (uma delas, in memorian) frutos do casamento com Ilone de Alcântara e Oliveira, falecida em 2012. O legado de João Baptista ainda se estende para 11 netos e oito bisnetos.

Publicidade


O enterro do pioneiro está previsto para as 10h30 desta terça-feira (1º), no Cemitério Municipal José Bolotari, onde passará a repousar no mesmo solo tamaranense que, décadas atrás, ajudou a fundar.


Luto oficial

Publicidade


Em sinal de pesar pelo falecimento do senhor João Baptista de Oliveira, o prefeito Beto Siena estabeleceu luto oficial de três dias em Tamarana. Simbólico, o ato está oficializado no decreto municipal 125/2020, publicado na edição desta segunda-feira (31) do Jornal Oficial local (https://tamarana.pr.gov.br/diario-oficial).


Boletim epidemiológico

Também nesta segunda-feira, a Secretaria municipal de Saúde atualizou o boletim de casos de Covid-19 em Tamarana. O município tem quatro óbitos. Outros 52 pacientes estão em tratamento contra a doença, dos quais seis se encontram hospitalizados e outros 46 realizam isolamento domiciliar. Desde o início da pandemia, 77 tamaranenses já se recuperaram do novo coronavírus. Os dados na íntegra estão disponíveis aqui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade