Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide-se!

Saiba como evitar doenças em meio a mudanças bruscas de temperatura

Livia Inácio - Folhapress
21 mar 2024 às 10:50
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dos verões mais quentes chegou ao fim nesta quarta-feira (20). Com a chegada do outono e de uma frente fria, esta quinta-feira (21) deve amanhecer amena em várias cidades brasileiras, gerando uma queda brusca de temperatura que demanda cuidado extra com a saúde, já que esse tipo de variação térmica favorece o aparecimento de infecções e crises alérgicas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
PR recebeu 51.830

Regional de Saúde de Londrina deve receber quase nove mil novas doses da vacina contra a dengue

Imagem de destaque
Saiba mais

Vacinação contra a dengue será ampliada para outros 101 municípios no Paraná

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Um estudo publicado em 2016 na Revista do Instituto Geológico aponta, por exemplo, que as internações em São Paulo aumentam quando as temperaturas máximas e mínimas mudam. Gripe e pneumonia estão entre as principais causas das hospitalizações.

Publicidade


A mudança impacta consideravelmente a dinâmica fisiológica, diz o otorrinolaringologista Henrique Furlan Pauna, dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, em Curitiba. Em meio ao calor, os vasos sanguíneos se dilatam para que o corpo se mantenha refrescado, e o contrário ocorre no frio, quando veias e artérias se contraem para manter a temperatura dos órgãos internos entre 35 e 36 graus. Um choque térmico interfere nesse mecanismo de modo abrupto, podendo levar a inflamações nas vias aéreas superiores e a obstrução das narinas.


E os problemas não terminam aí: quando as narinas ficam obstruídas, a condensação de ar úmido na cavidade nasal faz com que elas fiquem escorrendo. Como o nariz é responsável por umedecer e filtrar o ar recebido, quem respira majoritariamente pela boca acaba absorvendo mais poluição e se tornando mais suscetível a irritações na garganta, infecções virais e crises alérgicas.

Publicidade


O especialista acrescenta que grandes variações térmicas podem também reduzir a atividade das células de defesa do corpo, aumentando a vulnerabilidade do organismo a condições infecciosas.


Outro agravante comum é a propagação de bactérias em dias frios, quando mais gente tende a permanecer em locais fechados e a lavar menos as mãos que o habitual, diz Pauna.

Publicidade


Mas é possível driblar essa avalanche e prevenir doenças quando a temperatura muda. Algumas delas começam bem antes de o tempo virar, diz o otorrinolaringologista Luiz Carlos Sava, da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).


Evite transições térmicas abruptas

Publicidade


Não se exponha a variações térmicas desnecessariamente. Sair de um calor de 35ºC e ligar o ar condicionado em 16ºC, por exemplo, nem pensar. "O ideal é não ultrapassar 15ºC de diferença entre um ambiente e outro", diz Sava.


Ainda seguindo essa regra, agasalhe-se bem quando sair no vento. Não dá para fugir do frio, mas é possível enfrentá-lo de modo gradual.

Publicidade


Evite a proliferação de microorganismos


Mesmo se estiver muito frio, abra as janelas ao menos um pouco. E nunca deixe de lavar as mãos.

Publicidade


Lave o nariz


Mais do que vias para a entrada e saída de ar, as narinas ajudam a melhorar a qualidade do que você respira de forma estratégica. Por isso, mantenha-as sempre limpas e, se possível, use soro fisiológico para a higienização.


Visite o médico regularmente


Quem tem alguma condição crônica como asma ou rinite alérgica deve tratar o quadro para prevenir crises durante as mudanças da estação e não ser pego de surpresa, diz Sava.


Alimente-se bem


Manter uma dieta equilibrada antes e durante a mudança de temperatura é outro passo fundamental para se proteger fortalecendo a imunidade.


Imagem
Sul e Sudeste têm alerta para chuva forte entre quinta-feira e domingo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta quarta-feira (20), alerta de chuvas intensas para as regiões do Sul e do Sudeste do país.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade