Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Royal Plaza

Santa Casa faz exposição para sensibilizar sobre doação de órgãos em Londrina

Redação Bonde com assessoria de imprensa
29 set 2015 às 12:20

Compartilhar notícia

- Divulgação/Iscal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem passar pelo Shopping Royal Plaza, no centro de Londrina, até esta quarta-feira, dia 30, pode conhecer um pouco da experiência de quem já viveu um dos lados da doação de órgãos - o de quem doou e o de quem foi salvo pela doação.

Organizada pela Irmandade da Santa Casa de Londrina (Iscal) em comemoração ao Dia do Doador de Órgãos (27 de setembro), a exposição traz 12 fotos depoimentos, e dois audiovisuais, envolvendo 23 pessoas, entre transplantados, doadores em vida e familiares de doadores. O objetivo da ação é sensibilizar as pessoas para a importância da doação de órgãos. Só no Paraná mais de 2.000 pessoas aguardam por um órgão para fazer transplante.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antonio Tavares da Silva, 59 anos, que recebeu um novo coração há 14 anos, é um dos personagens da exposição da Iscal. "Imagine a dor da pessoa naquele momento que ela doou. É muita grandeza dela. Fica um sentimento de gratidão muito grande, imenso. Nem mil palavras resumem essa gratidão. Só quem recebeu sabe. E quem doou também", disse em depoimento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Dezembro Vermelho

Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina

Imagem de destaque
Porecatu

Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná

Imagem de destaque
Dados do Ministério da Saúde

95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença


Fale sobre isso - Os materiais da campanha destacam o ponto fundamental para a doação de órgãos: a conversa sobre o assunto entre familiares e amigos. "No momento da morte, quando abordamos para tratar da doação de órgãos, a família que já sabia do desejo do ente querido em doar dificilmente recusa a doação", afirma Érika Fernanda Ludwig, enfermeira coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Iscal. O vendedor Bruno Bena que passou pelo estande entendeu o recado. "Chegando em casa, a primeira coisa que vou fazer é falar com a minha família. É algo que não vamos usar (depois da morte) e tem tanta gente precisando", afirmou.

Serviço - A exposição que está no piso térreo do Shopping Royal Plaza, atrás da escada rolante, é uma das ações pelo Dia do Doador de Órgãos na Iscal. Além disso, quem passar pela Santa Casa, pode ver o farol, no alto do prédio, iluminado de verde em alusão ao Setembro Verde, instituído esse ano na cidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo