A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou um balanço preliminar da vacinação contra a gripe. A campanha iniciou na segunda-feira (23) e até quarta-feira (25), ou seja, em três dias, imunizou 3.190 idosos com 80 anos ou mais (primeiro grupo atendido), que representa 19% das 16 mil pessoas que estão dentro desta faixa etária. A meta é imunizar todas elas. Também receberam as doses 1.048 profissionais de saúde.
A vacinação para os idosos a partir de 80 anos e mais os acamados está sendo feita em domicílio, para evitar que as pessoas mais vulneráveis saiam de suas casas, devido à pandemia de coronavírus. A ação vai continuar até abril e, para receber a dose, é necessário fazer agendamento por telefone, na UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência da pessoa. Clique aqui e veja a lista completa das unidades.
"As equipes que estão visitando os idosos com mais de 80 anos, para fazer a vacinação em casa, são treinadas para fazer a imunização de forma segura e correta e estão usando os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)”, afirmou o secretário de Saúde, Felippe Machado.
Leia mais:
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Para os idosos com idades entre 69 e 79 anos, a SMS vai oferecer imunização neste sábado (28), em duas modalidades: nas UBSs, com hora marcada, para aqueles que fizeram o agendamento prévio por telefone ou internet; ou em drive thru (dentro do carro), no estacionamento da Igreja Presbiteriana Central, que fica na rua João XXIII, nº 401. Será das 8h às 19h e, neste caso, não é necessário fazer agendamento, apenas é obrigatório levar um documento com foto e é desejável que se leve a Carteira de Vacinação.
A diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, contou que o Município tem até o dia 16 de abril para realizar a vacinação nos idosos. "Vamos atender todos eles, com muita calma. Quem não for atendido nesta semana, com certeza será atendido na próxima. Como o país e o mundo vivem hoje uma situação excepcional, a Prefeitura vem realizando diversas estratégias para que as pessoas não se aglomerem nas unidades de saúde”, afirmou.
Sônia ressaltou que, mesmo não protegendo contra o coronavírus, a vacinação é importante porque ela previne que as pessoas peguem gripe. "Sabemos que a gripe sempre foi causadora de doenças e que ela abre a possibilidade para algumas infecções secundárias, por isso ela é extremamente importante, principalmente para a população idosa. Essa vacinação objetiva evitar as gripes usuais”, disse.
A Vacina Influenza Trivalente protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1.