Para reforçar a prevenção e o combate ao mosquito transmissor da engue, o Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a "Semana de Mobilização de Combate à Dengue". A iniciativa teve início na segunda-feira (19) e seguirá até domingo (25) com diversas atividades como palestras em escolas, visitas domiciliares, panfletagem educativa, dispersão de larvicidas, trabalhos de recuperação em imóveis fechados e mutirão de limpeza.
A ação conta com 239 agentes municipais de endemias que estão visitando todas as regiões da cidade. A iniciativa partiu do Ministério da Saúde que instituiu o dia 19 de novembro como o "Dia D". O secretário de Saúde, Edson Antonio de Souza, explicou que em Londrina os trabalhos se estenderão durante toda a semana.
Souza explicou que apesar do Ministério da Saúde instituir uma data como o "Dia D", a Prefeitura de Londrina considera importante realizar atividades durante toda a semana. "Isso porque é preciso conscientizar a população sobre a importância de manter limpo o quintal de casa e remover os objetos que possam acumular água para evitarmos a proliferação do mosquito da dengue", afirmou.
Leia mais:
Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas
Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Hoje (21), equipes de operação de inseticida estão trabalhando no Conjunto Habitacional Cafezal e no Semíramis. Amanhã, a partir das 8h, os funcionários estarão no Centro Social Urbano da Vila Portuguesa, jardim Kase e no Conjunto Maria Cecília. Já na sexta-feira (23), o inseticida será dispersado no jardim Ideal, jardim Santa Fé e nas proximidades do Parque de Exposição Ney Braga. No sábado (24) é a vez do Conjunto Habitacional União da Vitória e do Parque Ouro Branco.
De acordo com o coordenador de Endemias, Elson Belisário, além da dispersão do larvicida nestes pontos, equipes aplicarão inseticidas com ação residual em pontos estratégicos. "O objetivo desse inseticida é matar tanto o mosquito adulto quanto as larvas que persistem em locais de difícil acesso como borracharia, ferro-velho, oficina mecânica e recicladoras. Esse trabalho será realizado inclusive no próximo sábado", disse Belisário.
O grupo de Educação em Saúde também está realizando palestras educativas sobre a dengue em diversas escolas do Município. Hoje (21), a Escola Municipal Odésio Franciscon, situada na rua Osny Muniz, 750, receberá os educadores nos bairros das 13h às 17h. Assim como a Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro, localizada na rua Pitágoras, 130, jardim Califórnia.
Amanhã (22), os educadores nos bairros darão palestras e instruções em diversas instituições de ensino. Na região norte, eles estarão na Escola Municipal Professora Cláudia Rizzi, localizada Ibrahim Soubhia, 320, jardim Paraty, das 13h às 17h. No Colégio Marista, situado na rua Abílio Justiniano, 356, às 14h. E às 16h, visitarão a Escola Estadual Professor Lauro Gomes da Veiga Pessoa, que fica na rua Júlio Farináceo, 550.
Na região central, haverá Feira da Saúde, no Hospital Santa Casa de Londrina, localizado na rua Espírito Santo, 523, das 9h às 13h. Já na região sul, os servidores farão um mapeamento da área do Conjunto Habitacional Cafezal, a partir das 8h.
Na zona leste, os educadores nos bairros se reunirão com os funcionários do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da região, na Escola Municipal Pedro Vergara Corrêa, das 8h às 11h. Outra equipe fará uma palestra na Igreja Batista da Graça Pastor Gilberto, que fica na rua João da Silva Godoy 348, no Ernani Moura Lima, às 7h30.