Notícias

Uso de máscaras de tecido será obrigatório em locais públicos de Londrina

14 abr 2020 às 09:52

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o presidente da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina), Marcelo Cortez, em entrevista coletiva on-line na manhã desta terça-feira (14), informaram mais detalhes a respeito do uso obrigatório de máscara no transporte coletivo e em outros espaços.

A partir de quarta-feira (15), quando haverá o retorno gradual às atividades produtivas em Londrina, será obrigatório o uso de máscaras de conteção (de tecido) para circulação em todos os locais públicos. A medida foi tomada com base em critérios técnicos analisados diariamente pela equipe de especialistas que acompanha a evolução da Covid-19 em Londrina.


Segundo o prefeito, quem usa máscara protege a si mesmo em 70% e protege o outro em 70% e, se o uso de máscaras de tecido for feito por duas pessoas que estejam próximas, a proteção atinge 98%. Belinati frisa também que usar máscara é um gesto de amor e solidariedade, por proteger as pessoas.


O uso de máscaras e demais equipamentos de proteção também deve ser feito nos locais que voltarem às atividades. A prefeitura deve fornecer a máscara de pano nos terminais a quem não tiver condições de adquirir ou fazer. No total, devem ser distribuídas 300 mil.


Além disso, começa em Londrina a desinfecção dos terminais e unidades de saúde. A prefeitura estuda outros locais que recebem maior fluxo de pessoas, em especial as comerciais.


Em sua fala, Cortez fez um pedido para que os empregadores se conscientizem e façam flexibilização do fluxo de pessoas em horários de pico, como das 6h às 8h, para evitar aglomerações.


Emerson Dias/N.com


Nesta manhã, a prefeitura lançou um portal com todas as informações importantes sobre o novo coronavírus. Confira: www.londrina.pr.gov.br/coronavirus-londrina.


Dengue

Belinati comentou ainda sobre o combate à dengue. A prefeitura segue fazendo mutirões semanalmente. O prefeito frisou que, de cada 10 focos, 9 estão dentro das casas das pessoas, e chamou atenção das pessoas para cuidarem de seus quintais. "A prefeitura está atenta e está fazendo. Não paramos um dia", completou Cortez.


Continue lendo