Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quadrivalente

Vacina contra HPV é qualificada pela OMS

Redação Bonde
16 jun 2009 às 18:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano, fabricada pela Merck Sharp & Dohme, acaba de receber a pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que, a partir de agora, o produto poderá ser comprado por agências da Organização das Nações Unidas (ONU), para uso em programas nacionais de imunização. A vacina quadrivalente é a primeira contra câncer de colo do útero a receber o certificado da OMS.

O objetivo da pré-qualificação da OMS é garantir que as vacinas atendam aos padrões de qualidade, segurança e eficácia que, em conjunto com outros critérios, são utilizados pela ONU e outros órgãos para definir as compras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A vacina quadrivalente contra HPV é a única que protege contra quatro sorotipos do papilomavírus humano (6, 11, 16 e 18). Atualmente, é indicada para meninas e mulheres de 9 a 26 anos para a prevenção de cânceres de colo do útero, da vulva e da vagina causados pelo HPV 16 e 18, das verrugas genitais provocadas pelo HPV 6 e 11 e das lesões pré-cancerosas ou displásicas causadas pelo HPV tipos 6, 11, 16 e 18.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo príncipio ativo

Mesma formulação de Wegovy e Ozempic chega às prateleiras com diferença de R$ 165

Imagem de destaque
Não tinha ciclo vacinal completo

Bebê de seis meses morre com coqueluche em Londrina

Imagem de destaque
Experiência imersiva

Nova unidade do Hospital do Câncer em Londrina terá tecnologia inédita para cuidados paliativos

Imagem de destaque
Nas amígdalas

Branco Mello, dos Titãs, passará por nova cirurgia para retirar tumor


Câncer de colo de útero

Publicidade


Os HPV 16 e 18 são responsáveis por aproximadamente 70% dos casos de câncer do colo do útero, sendo que os tipos de HPV 6 e 11 causam aproximadamente 90% das verrugas genitais e cerca de 10% das lesões displásicas de baixo grau do colo do útero. Segundo os estudos clínicos, a vacina quadrivalente contra o HPV demonstrou 100% de eficácia na prevenção de cânceres cervicais, vulvares e vaginais relacionados ao HPV 16 e 18 em mulheres que não haviam sido expostas a esses tipos de HPV e 99% de eficácia nos casos verrugas genitais causadas por HPV tipos 6 ou 11.


Acesso à vacina no mundo em desenvolvimento – A pré-qualificação da OMS pode acelerar o acesso à vacina quadrivalente contra o HPV nos países em desenvolvimento. O esforço da Merck para garantir o acesso ao produto engloba várias frentes.

Publicidade


A Merck oferece a vacina por um preço isento de lucro aos países que fazem parte da Global Alliance for Vaccines and Immunization (Aliança Global para Vacinas e Imunização). Além disso, a Merck busca diversas formas de reduzir o custo do produto para o mundo em desenvolvimento, por exemplo, reduzindo os royalties pagos aos detentores da licença sobre as doses vendidas a esses países.


Papilomavírus Humano

Estima-se que o HPV (papilomavírus humano) cause cerca de meio milhão de novos casos de câncer de colo do útero anualmente no mundo, sendo que a maioria afeta mulheres dos países em desenvolvimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade