Nutrição

Crianças e adolescentes abusam do consumo de bebidas esportivas

09 ago 2016 às 17:04

Coloridas, doces, com preço acessível e de fácil disponibilidade. Assim são as bebidas esportivas que atraem muita gente, até quem não precisa consumi-la.

Essas bebidas são indicadas à quem pratica um exercício físico, e principalmente a atletas de alta performance para a reposição de líquidos e sais minerais, que perdidos pelo corpo através da transpiração durante o exercício intenso. Sua outra função ainda é a de fornecer energia para os músculos em movimento.


Sua composição é uma formulação de água, carboidratos, sódio para ajudar na absorção dos líquidos e minerais (eletrólitos), além dos outros itens que adicionam cor e sabor à bebida.



Mas pesquisadores da Cardiff University School of Dentistry, localizada no País de Gales, realizaram um estudo com adolescentes para descobrir de que modo eles consomem as bebidas esportivas.


A maior parte deles (90%) afirmou que ingere a bebida simplesmente por causa do gosto. Quem pratica alguma atividade física e tem realmente a necessidade de consumi-la somam somente 18%.


Os autores da pesquisa constataram o mau uso das bebidas esportivas, além da falta de informação sobre o produto e sua acessibilidade facilitada. "O propósito do uso de bebidas esportivas está sendo mal interpretado e este estudo mostra claramente evidência de crianças sendo atraídas para essas bebidas com elevado teor de açúcar e baixo nível de pH, o que leva a um aumento do risco de cárie dentária, erosão do esmalte do dente e obesidade". [...] "Devia-se investir em uma regulamentação mais rígida em torno do preço, disponibilidade e comercialização de bebidas esportivas para crianças, especialmente ao redor da área da escola, para resguardar a saúde geral e odontológica".

(Com informações do site NutriTotal)


Continue lendo