Nutrição

Nutricionista dá dicas para amenizar a ressaca antes, durante e depois do carnaval

01 mar 2019 às 16:00


Dor de cabeça, enjoo, sede e desânimo. Estes sãos os principais vilões que podem prejudicar os foliões que não querem parar nenhum dia do Carnaval. Mas para diminuir os efeitos da ressaca, a nutricionista do Prezunic, Leusimar Nunes, preparou uma lista de alimentos que ajudam a aproveitar o melhor da festa, do início ao fim.

"Mesmo as bebidas refrescantes, como a cerveja e o espumante, causam desidratação. É preciso beber muita água e estar bem alimentado, afinal o estômago vazio faz quem que o álcool seja absorvido mais rápido, causando tonturas e mal-estar", diz Leusimar.


Conheça as dicas da nutricionista para aliviar os efeitos de quem exagerou na cerveja

Água de coco: repõe os minerais perdidos com o consumo de álcool.
Água aromatizada com alecrim: alivia a dor de cabeça e aumenta a circulação sanguínea.
Chás: boldo e carqueja ajudam a diminuir as toxinas, auxiliam na digestão e diminuem o mal-estar.
Isotônico caseiro: 500 ml de água, suco natural de frutas (laranja, limão, uva – 50 ml), açúcar (mascavo, demerara ou cristal - 2 colheres de sopa), e sal (1 colher de chá).
Atum e sardinha em lata: repõe diversos minerais essenciais para o corpo.
Frutas: Fontes de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Podem ser consumidas como sobremesas ou pequenos lanches entre as refeições principais. Destaque para a banana, ótima fonte de potássio.
Massas, bolos e pães: ricos em carboidratos, se transformam em açúcar depois de digeridos e fornecem energia para o corpo.
Couve e espinafre: contêm ácido fólico, vitamina C e enxofre, para a limpeza do fígado.
Grãos integrais: fontes de vitamina B e ácidos, são aliados do processo de desintoxicação do organismo.
Ovo: rico em proteína cisteína, que contém glutationa, substância naturalmente produzida pelo organismo para evitar a intoxicação.
Tomate: rico em vitamina C, glutationa e potássio. Tem propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres liberados pelo consumo de álcool.


Continue lendo