Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Crescimento

Em média, quando a primeira menstruação ocorre?

Sexo & Comportamento - Folha de Londrina
13 ago 2010 às 19:28
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A menstruação pode ser definida como uma hemorragia fisiológica periódica, ocorrendo aproximadamente em intervalos de quatro semanas, que se origina dentro do útero.

O intervalo usual é de 28 dias, com amplas variações nesta regra. Mas frequentemente ocorre entre 25 e 32 dias, com duração de três a cinco dias. O primeiro dia do sangramento deve ser considerado o primeiro dia do ciclo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A idade da menarca é muito variável entre as adolescentes: 95% das meninas menstruam pela primeira vez com idade entre dez e 15 anos, e 99% na faixa etária que varia de 8,5 a 16 anos. Atualmente, a idade média da menarca está entre 12 e 13 anos, na maioria da população pesquisada. No Brasil, a idade média é de 12,6 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


É importante lembrar que a menarca é um processo tardio dentro da fase puberal feminina, ocorrendo próxima ao seu fim, ao contrário da afirmação que às vezes encontramos na literatura dirigida a leigos, ou mesmo a psicólogos, que conceitua a menarca como o marco inicial da adolescência.

Publicidade


Nesta fase, os ciclos menstruais são geralmente sem ovulação, e por isso irregulares durante os dois primeiros anos após a primeira menstruação (menarca), embora possa ocorrer ovulação esporádica e consequentemente gravidez, mesmo antes da menarca.


A grande variabilidade dos eventos pubertários quanto à idade cronológica, a velocidade com que progridem, a magnitude que alcançam e o modo como se relacionam entre si fazem com que, nesta fase, adolescentes na mesma idade se pareçam muito diferentes uns dos outros. Em um grupo do mesmo sexo e idade podemos encontrar todos os estágios de maturação sexual, desde o pré-púbere até o adulto.

Publicidade


A melhoria do padrão de vida e a melhor nutrição materna pré-natal têm desempenhado papel importante, tornando as crianças mais altas, com maturação mais precoce. A idade da menarca é principalmente controlada por fatores genéticos quando o ambiente é ótimo.


As causas para o início da puberdade são bastante complicadas e, atualmente, ainda não completamente conhecidas. Entretanto, um sistema endócrino (glandular) perfeitamente funcionante é essencial.

Publicidade


Sabemos que o meio ambiente, tais como estímulos psicológicos, dieta, local onde se vive, clima e até mesmo a sexualidade podem interferir, mas não é totalmente quantificado, nem mesmo a forma como cada um influencia na menarca. Não podemos então afirmar que o estímulo erótico por si só exerça influência, antecipando a menarca.


Mitos e verdades

Publicidade


- Mito: a menina não engravida nas primeiras menstruações


- Verdade: comprovadamente o fator genético e o perfeito funcionamento do organismo é que mais influenciam a primeira menstruação

Marcelo Mendonça, ginecologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade