12/12/19
º/º
Crescimento

Em média, quando a primeira menstruação ocorre?

Em um grupo do mesmo sexo e idade podemos encontrar todos os estágios de maturação sexual, desde o pré-púbere até o adulto

A menstruação pode ser definida como uma hemorragia fisiológica periódica, ocorrendo aproximadamente em intervalos de quatro semanas, que se origina dentro do útero.

O intervalo usual é de 28 dias, com amplas variações nesta regra. Mas frequentemente ocorre entre 25 e 32 dias, com duração de três a cinco dias. O primeiro dia do sangramento deve ser considerado o primeiro dia do ciclo.


A idade da menarca é muito variável entre as adolescentes: 95% das meninas menstruam pela primeira vez com idade entre dez e 15 anos, e 99% na faixa etária que varia de 8,5 a 16 anos. Atualmente, a idade média da menarca está entre 12 e 13 anos, na maioria da população pesquisada. No Brasil, a idade média é de 12,6 anos.

É importante lembrar que a menarca é um processo tardio dentro da fase puberal feminina, ocorrendo próxima ao seu fim, ao contrário da afirmação que às vezes encontramos na literatura dirigida a leigos, ou mesmo a psicólogos, que conceitua a menarca como o marco inicial da adolescência.

Nesta fase, os ciclos menstruais são geralmente sem ovulação, e por isso irregulares durante os dois primeiros anos após a primeira menstruação (menarca), embora possa ocorrer ovulação esporádica e consequentemente gravidez, mesmo antes da menarca.

A grande variabilidade dos eventos pubertários quanto à idade cronológica, a velocidade com que progridem, a magnitude que alcançam e o modo como se relacionam entre si fazem com que, nesta fase, adolescentes na mesma idade se pareçam muito diferentes uns dos outros. Em um grupo do mesmo sexo e idade podemos encontrar todos os estágios de maturação sexual, desde o pré-púbere até o adulto.

A melhoria do padrão de vida e a melhor nutrição materna pré-natal têm desempenhado papel importante, tornando as crianças mais altas, com maturação mais precoce. A idade da menarca é principalmente controlada por fatores genéticos quando o ambiente é ótimo.

As causas para o início da puberdade são bastante complicadas e, atualmente, ainda não completamente conhecidas. Entretanto, um sistema endócrino (glandular) perfeitamente funcionante é essencial.

Sabemos que o meio ambiente, tais como estímulos psicológicos, dieta, local onde se vive, clima e até mesmo a sexualidade podem interferir, mas não é totalmente quantificado, nem mesmo a forma como cada um influencia na menarca. Não podemos então afirmar que o estímulo erótico por si só exerça influência, antecipando a menarca.

Mitos e verdades

- Mito: a menina não engravida nas primeiras menstruações

- Verdade: comprovadamente o fator genético e o perfeito funcionamento do organismo é que mais influenciam a primeira menstruação

Marcelo Mendonça, ginecologista
Sexo & Comportamento - Folha de Londrina
comentários
Continue lendo
Veja as dicas!

Prática de exercícios físicos exige cuidados no verão

Veja mais e a capa do canal