Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Climatério

Mulheres não devem deixar prazer sexual na menopausa

Saúde - Folha de Londrina
07 abr 2011 às 15:33
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Assim como existe um nome para a primeira menstruação da mulher, conhecida tecnicamente como menarca, a última é chamada de menopausa. O período que antecede a menopausa é conhecido como climatério.

Na maioria dos casos, as mulheres entram no climatério por volta dos 45 anos e o seu término se dá aos 65 anos de idade, culminando com a menopausa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Neste período são observadas alterações hormonais importantes, ocasionando sintomas que vão desde ondas de calor com transpiração excessiva ao aparecimento de problemas sexuais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Para muitas mulheres, a função sexual diminui significativamente durante o climatério e mais ainda com chegada da menopausa. Segundo dados apresentados no XI Congresso Mundial de Menopausa, realizado em Buenos Aires no ano de 2005, a prevalência de disfunção sexual entre as mulheres de meia de idade tem sido relatada como acima de 50%.

Publicidade


As queixas de dor na penetração, decorrentes das alterações hormonais, geram dificuldades na manutenção da excitação, diminuindo ainda mais a lubrificação vaginal, consequentemente, reduzindo as possibilidades para se alcançar o orgasmo e por conta disto, diminuindo ou inibindo o desejo sexual.


A partir destas informações, uma pesquisa sobre a satisfação sexual em mulheres com a chegada da menopausa, intitulada ''A influência do uso do tonificador na consciência do assoalho pélvico das mulheres na menopausa'', foi desenvolvida. O trabalho foi feito com mulheres com disfunção orgástica, com dificuldade em ter orgasmos, com idade média de 52 anos.

Publicidade


Essas mulheres receberam kits compostos por três tonificadores de diferentes pesos e diâmetros e foram orientadas a fazer exercícios diários de contração e relaxamento da musculatura do assoalho pélvico.


O resultado foi positivo, provando que o uso do tonificador facilitou a percepção vaginal e consequentemente reativou o interesse pela atividade sexual dessa mulheres. que participaram da pesquisa. Os especialistas concluíram ainda que a associação do trabalho de orientação psicossexual e o uso de artefatos que contribuam para a melhora da resposta sexual das mulheres no climatério e na pós-menopausa influência positivamente o desenvolvimento da consciência corporal.

Paulo G. P. Tessarioli - psicólogo especialista em sexualidade humana - São Paulo


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade