Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Terceira idade também pode ter sexualidade ativa

Amadurecimento
24 fev 2011 às 15:41
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O avanço da Medicina, a difusão de conhecimentos ligados ao prolongamento da vida, da higiene e saúde tem proporcionado o aumento significativo da expectativa de vida no Brasil e no mundo. O uso de medicamentos relacionados à reposição hormonal, os comprimidos como o Viagra alteraram o perfil do indivíduo com mais 60 anos, proporcionando novas perspectivas acerca da sexualidade.

Segundo pesquisas feitas pelo IBGE (2000), nos próximos 20 anos a população idosa do Brasil poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas e deverá representar quase 13% da população ao final deste período. Em 2000, segundo o Censo, o peso relativo da população idosa no início da década representava 7,3%, enquanto, em 2000, essa proporção atingia 8,6%. Um exemplo é o grupo das pessoas de 75 anos ou mais de idade que teve o maior crescimento relativo (49,3%) nos últimos dez anos, em relação ao total da população idosa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Embora haja este grande crescimento da população, muitos mitos ainda permanecem sobre a terceira idade. A sociedade acredita que, por volta dos 50 anos, a perda da função sexual é inevitável pela menopausa feminina e as possíveis dificuldades da ereção masculina. Tal situação ainda se agrava pelo culto da beleza jovem, pelos modelos da mídia e pela figuras angelicais que lembram os avós, induzindo que os idosos são figuras assexuadas, ou sejam, que não desejam a intimidade sexual.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fique atento!

Comportamento de risco aumentou infecções sexualmente transmissíveis

Imagem de destaque
Antes do Carnaval?

Programas focados em abstinência sexual não são eficazes, diz SBP

Imagem de destaque
Saiba mais

Evento em Londrina discute vida sexual em relacionamentos longos

Imagem de destaque
Saúde do homem

Você sabia que colesterol alto pode levar à impotência?


Apesar dos mitos, existe a real perda fisiológica, ocorrendo doenças como problemas no coração, câncer, diabetes, diminuição da agilidade e jovialidade do corpo, situações de viuvez, aposentadoria que gera depressão, tristeza e baixa estima.

Publicidade


No entanto, a concepção de terceira idade e sua sexualidade está num processo de mudança, se transformando numa bela idade. Embora exista a realidade das perdas, hoje se percebe a potencialidade deste momento da vida, no qual o adulto avançado pode desenvolver-se através de atividades como viagem, aulas de dança, grupos de convivência, de igreja ou prestando serviços voluntários.


Estes movimentos podem estimular a busca de recursos próprios junto com a rede de apoio para transformar as perdas em ganhos, proporcionando o valor desta etapa.

Publicidade


Com a inserção do idoso nestes ambientes sociais, pode-se diminuir a crença de que o mesmo não carece de relações afetivas, namoros e amizades, e, sim, perceber que a sexualidade pode permanecer presente na vida desta pessoa. Vale lembrar que sexo é mais que o ato em si. É o carinho, o afeto, o beijo, o abraço, o andar de mãos dadas, é cultivar ações que geram disposição para a intimidade e prática sexual.


A sexualidade é uma parte importante da existência humana, em qualquer etapa da vida. Neste sentido, na terceira idade, se faz necessário romper preconceitos e ideologias e compreender que a sexualidade existe para todos, pois para o afeto, amor e desejo não existe idade. Importante é percebê-la de formas diferentes e reescrever o sexo a cada dia com novas palavras.

Leda Meda Caetano, psicóloga de casal e família, e Taritha Meda Caetano Gomes, advogada (Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade