A cantora britânica Amy Winehouse foi a grande vencedora da 50ª edição do Grammy Awards, em Los Angeles, com cinco prêmios. Winehouse, que participou da cerimônia no domingo via satélite depois que teve o visto de entrada nos Estados Unidos negado, ganhou nas categorias melhor canção e gravação do ano, com Rehab, artista revelação, melhor álbum Pop Vocal com Back to Black, e melhor artista Pop Vocal Feminina.
A cantora, de 24 anos, havia recebido seis indicações e só perdeu na categoria melhor álbum do ano, arrematada por Herbie Hancock, com River: The Joni Letters.
No discurso via satélite, a cantora apareceu em um estúdio de Londres abraçada à mãe e dedicou os prêmios ao marido, Blake Fielder-Civil, que está preso aguardando julgamento por ser acusado de tentar influenciar de maneira ilegal um processo judicial.
Leia mais:
Val Marchiori se pronuncia após denuncias feitas contra seu ex-marido por violência doméstica
Faustão: Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo, diz o apresentador
Ator de '50 Tons de Cinza' precisou ser internado após contato com lagartas
Com câncer, atriz de 'Barrados' faz lista de quem não entrará em funeral
Winehouse ainda dedicou os prêmios à cidade de Londres "porque Camden (Town) está pegando fogo", uma referência ao incêndio que atingiu parte do bairro londrino na noite de sábado, muito freqüentado por artistas.
A cantora agora deve retornar a uma clínica de reabilitação, onde vem sendo tratada há duas semanas para superar problemas com drogas.
O Grammy Awards também agraciou Kanye West, que arrematou quatro prêmios, inclusive o de melhor álbum de rap por Graduation.
Bruce Springsteen saiu da cerimônia com três troféus, enquanto White Stripes, Justin Timberlake, Carrie Underwood e Mary J. Blige receberam duas premiações.
BBC Brasil