A atriz americana Angelina Jolie, que também é embaixadora da boa vontade para a agência de refugiados da ONU (Organização das Nações Unidas), chegou ao Iraque nesta quinta-feira (07) em uma visita surpresa. A atriz está em Bagdá para promover ações de ajuda aos 2 milhões de refugiados gerados pela guerra no Iraque.
Em uma entrevista à emissora de televisão americana CNN, Jolie pediu mais ações para ajudar as famílias iraquianas que tiveram que abandonar suas casas.
"Existem cerca de 2 milhões de refugiados e parece não existir um plano real, coerente, para ajudá-los", disse a atriz.
Leia mais:
Val Marchiori se pronuncia após denuncias feitas contra seu ex-marido por violência doméstica
Faustão: Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo, diz o apresentador
Ator de '50 Tons de Cinza' precisou ser internado após contato com lagartas
Com câncer, atriz de 'Barrados' faz lista de quem não entrará em funeral
"Dos 2 milhões de refugiados internos (dentro do Iraque), estima-se que 58% tenham menos de 12 anos", acrescentou a atriz. "É um número muito alto de pessoas em uma situação muito, muito vulnerável, e muitas crianças."
Cantina
Jolie almoçou com os soldados americanos na cantina da base dos Estados Unidos em Bagdá e se reuniu com o general David Petraeus, comandante-geral das forças americanas no Iraque, diplomatas e o ministro iraquiano para Refugiados.
A atriz já esteve no Iraque para fazer campanha pelos refugiados do país. Em agosto de 2007, ela se reuniu com cerca de 1,2 mil iraquianos isolados na fronteira entre o país e a Síria, e pediu por mais apoio internacional.
Ela também se reuniu com o chefe da missão da ONU, Staffan di Mistura, e se encontraria ainda com o primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki.
Jolie afirmou que também pediria a autoridades americanas e iraquianas que dessem mais segurança aos funcionários da agência de refugiados da ONU.