A escritora Zélia Gattai, 89, ainda permanece em observação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Unidade Cardíaca do Hospital Aliança, em Salvador. Ela foi internada na manhã de terça-feira (27) com falta de ar. Seu estado de saúde é estável, segundo boletim médico divulgado na noite de ontem. (27).
Ela foi atendida pelo cardiologista Jadelson Andrade, médico da família, recebeu medicação específica e teve a crise superada à tarde.
Os problemas respiratórios foram provocados, conforme o médico, por uma pequena congestão pulmonar, motivada por acúmulo de líquidos nos pulmões. Ela foi submetida a uma bateria de exames, mas permanecia lúcida e bem-humorada até o início da noite. Não havia previsão de receber alta. A idade avançada e o fato de ela sofrer de bronquite crônica levou o médico a optar por manter Zélia no hospital por algum tempo, em recuperação.
Leia mais:
Val Marchiori se pronuncia após denuncias feitas contra seu ex-marido por violência doméstica
Faustão: Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo, diz o apresentador
Ator de '50 Tons de Cinza' precisou ser internado após contato com lagartas
Com câncer, atriz de 'Barrados' faz lista de quem não entrará em funeral
Zélia é viúva do escritor Jorge Amado, morto em 2001. Os dois se conheceram em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela anistia dos presos políticos. Durante anos, Zélia trabalhou ao lado do marido, datilografando os originais de seus livros.
A obra da escritora, nascida em 1916, é composta de nove livros de memórias, três livros infantis, uma fotobiografia e um romance.
Fonte: Folha Online e Agência Estado