Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Diminui vendas nos postos

Alta no preço de combustíveis preocupa motoristas de aplicativo em Londrina

Gustavo Batista - Estagiário*
04 mar 2021 às 10:49
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os constantes reajustes de preços nos combustíveis têm preocupado os motoristas de aplicativo em Londrina, que veem a queda das suas rendas devido às despesas e à perda de demanda, influenciada também pelas atuais medidas de restrição. No 1º dia de março, a Petrobras anunciou um novo aumento nos preços do óleo díesel e gasolina comercializados em suas refinarias. Segundo a estatal, os valores são fundamentados pelo mercado internacional e pela taxa de câmbio.


Maillon Almeida, 30, viu nos serviços de aplicativo uma forma de arcar com suas contas básicas, já que estava desempregado. Trabalhando de 8h a 12h diárias, o condutor realiza 10 corridas. De acordo com o profissional, a busca pelos transportes privados diminuiu consideravelmente na pandemia, pois, antes deste período, ele completava até 30 viagens por dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A redução de clientes, combinada aos altos custos de manutenção do veículo, fez Almeida questionar a rentabilidade do seu trabalho. "Em cada corrida, é repassado o valor mínimo de R$ 3,75 aos motoristas. Não temos lucro deste dinheiro, pois o preço do litro da gasolina está em R$ 5,10."

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


Daniela Montouro, 45, atuava como corretora de imóveis e, com o enfraquecimento do setor imobiliário, iniciou no ramo de transportes. Ela pontua que os aplicativos não oferecem qualquer ajuda de custo para os motoristas, e estão introduzindo novas modalidades promocionais de corrida que beneficiam os clientes, mas inviabilizam o lucro dos condutores.

Publicidade


A motorista explica que só começa a ganhar dinheiro quando o passageiro entra em seu veículo, não recebendo reembolso pela gasolina gasta durante o deslocamento até os solicitantes. Ela destaca que, além dos combustíveis, precisa arcar com outros reparos em seu automóvel. "Ao passo que o valor do combustível sobe, também aumentam os preços dos pneus e dos seguros. Também preciso lavar meu carro uma ou até duas vezes por semana", completa.


Ainda completam o tanque?

Publicidade


Bruno Santaella, 38, é proprietário dos postos de combustível Carajás, que possui 38 unidades, sendo seis em Londrina. Durante a pandemia, seus estabelecimentos apresentaram uma queda de 30% nas compras de gasolina e etanol. Ele comenta que as medidas de restrição, como o lockdown vigente, impulsionaram a menor circulação de automóveis.


Apesar de defender o livre mercado regulado pelos valores do comércio internacional, o empresário reconhece que o encarecimento dos produtos impactou as vendas na sua empresa: "Esse aumento dos preços é extremamente prejudicial para o posto. O proprietário de automóvel, que tem a opção de utilizar ônibus, acaba optando pelo transporte público. Aqueles que possuem um carro e uma moto, usam a segunda opção. Além disso, as caronas aumentaram significativamente."

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade