Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Evite as férias frustradas

Vai pegar a estrada neste fim de ano? Confira dicas essenciais para revisão do carro

Josiel Aparecido - Estagiário * do Portal Bonde
21 dez 2023 às 19:19
- Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Com a proximidade das festividades de fim de ano, muitos motoristas devem tomar as rodovias para visitar parentes ou aproveitar a folga em locais turísticos, como no litoral. Entretanto, para não acabar com as férias frustradas, é essencial que a revisão do veículo esteja em dia.


Representante de uma revenda de pneus e oficina mecânica de Londrina, Ana Souza dá algumas dicas importantes para checar no carro antes de viajar, evitando, assim, que ele te deixe na mão


Freios

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Parte da segurança essencial do carro, não é aceitável que não passe por revisão. Dependendo da quilometragem, ou caso o apresente barulhos estranhos ao frear, é sinal de que algo não está normal, indicando a necessidade de buscar uma oficina mecânica o mais rápido possível.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


Lâmpadas

Publicidade


Outro item de segurança importantíssimo. Além de serem cruciais tanto para a direção noturna quanto para a comunicação com outros  veículos, por meio dos sinais de conversão ou de freagem, trafegar com lâmpadas queimadas é passível de multas e infrações.


Pneus

Publicidade


Muitas vezes deixados de lado, as boas condições dos pneus são cruciais para a segurança de quem está no veículo. Em uma curva com a pista molhada, por exemplo, os pneus têm de estar em ótimas condições para evitar acidentes. Se estão começando a ficar carecas ou se o desgaste chegou no TWI (''Tread Wear Indicator'' - Indicador de desgaste do piso/banda de rodagem), então está na hora de trocá-los - o que tem de ser feito de imediato para viajar.


Óleo, água e filtros

Publicidade


Estes são elementos importantes para a vida do carro. Por isso, os níveis de óleo e água devem ser checados rotineiramente, assim como o filtro. A troca depende de cada modelo e do tipo de óleo. Se for sintético, a durabilidade é de 10 mil quilômetros e, e se for semissintético, a cada 5 mil quilômetros rodados.


Palhetas do para-brisa

Publicidade


Imagine o transtorno se as palhetas não estiverem funcionando no caso de chuvas intensas na estrada. A falta de visibilidade pode até provocar um acidente de trânsito. O item tem um custo baixo e pode ser substituído até mesmo em postos de combustíveis.


Suspensão

Publicidade


O mau alinhamento dos pneus aumenta o desgaste com velocidade acelerada. Entretanto, de nada adianta se a suspensão também estiver ruim.


Cuidados com a parte elétrica

Publicidade


A parte elétrica de um veículo está ligado ao funcionamento do motor, circuito de partida, faróis, alarme, outros elementos e até mesmo a área de entretenimento do carro. Pois é, a parte elétrica também é super importante de se passar por uma revisão antes da viagem.


Rodolpho Pinduca, gerente de uma auto elétrica na zona oeste de Londrina, elenca os principais cuidados que evitam os motoristas de ficarem na estrada. "A manutenção da bateria e das lâmpadas, que pode acabar acarretando em multas, a limpeza de bicos, troca de velas e revisão da injeção, todos são procedimentos importantes', diz. 


Pinduca também dá dicas dos indicativos de mau funcionamento e quando fazer a troca da bateria e vela. ''Normalmente, a bateria é trocada a cada dois anos. O principal indicativo de defeito é na partida pela manhã, pois é quando se exige mais dela. Sobre a vela, o indicativo de manutenção é quando o carro começa a falhar, mas o mais adequado é fazer a troca com 50 mil quilômetros', orienta.


(*Com revisão de Luís Fernando Wiltemburg)


Imagem
5 dicas para não cair em golpes ao comprar seu próximo carro pela internet
Começar o ano com um veículo novo na garagem é o sonho de muita gente.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade