Pesquisar

Canais

Serviços

- psicóloga Daiane Duarte Scorpione
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Saiba como não se sentir triste ou sozinho(a) no Dia dos Namorados quando se está solteiro (a)!

11 jun 2022 às 10:41
Continua depois da publicidade

 É possível passar o final de semana do Dia dos Namorados sem se desgastar emocionalmente estando solteiro(a)? Segundo a psicóloga Daiane Duarte Scorpione, sim!

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


 Venha conferir insights, análises e dicas para você que não está em um relacionamento nesta data que, movimenta o comércio, as redes sociais e, nossos pensamentos e sentimentos!

Continua depois da publicidade


 “Acredito que não são todos os solteiros que se sintam mal, ou solitários no Dia dos Namorados, não podemos generalizar. Mas, é possível que, as pessoas que se sentem extremamente afetadas por essa data, estejam passando por uma dificuldade de aceitação de quem elas realmente são. É possível que elas estejam esperando do outro uma aprovação, uma aceitação, ou até que elas estejam buscando uma identidade para si, e essa identidade conta com uma outra pessoa, com a companhia de outra pessoa”.

 Perguntamos ainda para a psicóloga Daiane sobre as comparações crueis que as pessoas fazem especialmente nesta data, situação não percebida em outras celebrações. “Imagino que essa data seja difícil para muitos por conta da busca pela identidade. Por que no Dia das Crianças a gente não fica triste por não sermos crianças? Porque já compreendemos que não somos! Ou por exemplo, por que nem todas as mulheres se sentem tristes no Dia das Mães, quando não têm filhos? Isso está muito relacionado com a aceitação de quem se é. E celebrar o Dia dos Namorados é complexo, pois a gente depende de uma outra pessoa para que isso seja possível, se concretize”.


Outra análise muito pertinente apresentada pela psicóloga, Daiane é a busca por identificação na sociedade. “ Quando a pessoa é afetada demasiadamente por não estar em um relacionamento, possivelmente ela está tentando se incluir em algum grupo social, e está levando em conta algumas “pressões” da sociedade como a questão da idade! Começa-se a pensar sobre prazos para achar um parceiro(a). Então, vem a sensação de não se encaixar em um modelo”!

Continua depois da publicidade


 E de acordo ainda com Daiane Duarte Scorpione, as redes sociais são, sim, um fator determinante nas comparações especialmente nesta data. “ Eu me comparo ao outro, desejo poder mostrar o que o outro tem mostrado. E as redes sociais, elas interferem em tudo, elas influenciam nossa vida como um todo. Então se antes era difícil lidar com essas datas, agora, com as mídias digitais, as declarações e demonstrações escancaradas, podem gerar ainda mais sensação de não pertencimento a um grupo”.

Então, vamos às dicas para você que está solteiro(a) e não quer sentir solidão no Dia dos Namorados siga:


1º Analise se o que você está sentindo é receio do julgamento dos outros. “ A maioria dos julgamentos que sofremos, vêm de nós mesmos. É possível que você que esteja sofrendo por não estar em um relacionamento, esteja pensando: - O que estão pensando de mim sobre eu ainda estar solteiro (a)? Saiba que não há motivo para vergonha ou sensação de não pertencimento.  Afirma, Daiane Duarte;


2º “ Leve esse dia como qualquer outro. Neste ano, o Dia dos Namorados Oficial caiu em um domingo,então,  se você tem hábitos os domingo, siga-os normalmente. E se você deseja fazer algo diferente, sair da rotina, chame pessoas que você gosta muito para conversar, chame seus amigos! Mas se o desejo é ter um jantar lindo e até romântico, faça um jantar para você mesmo, com uma mesa bonita, bem do jeito que você gosta! Ir ao cinema ou ir passear em feiras, também são uma ótima maneira de passar um dia de forma agradável!” Contou Duarte.


3º “Analise se você está sentindo incômodo com a data em demasiado. “ Se a  pessoa está sentindo uma tristeza enorme, que está fazendo ela se sentir mal consigo mesma, é aconselhável que, ela respeite esse sentimento, e que ela pode aproveitar a própria companhia e em casa se preferir”.


4º Caso você mesmo note que passar o Dia dos Namorados sem estar namorando gerou sofrimento de forma desproporcional a você, é preciso entender que muitas questões estão relacionadas a essa sensação. Se ess sentimento tem atrapalhado a sua vida, fazendo com que você se sinta mal constantemente, com baixa autoestima, então, é ideal que você busque ajuda. A terapia colaborará em diferentes questões.

 

 E aí, pessoal, anotaram as dicas incríveis e sábias da psicóloga Daiane Duarte Scorpione ? Leia , releia  a matéria se for preciso e curta sua própria companhia!

Dê sua opinião e sugestão de pauta em nosso instagram oficial @belamanchete .

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade