Antes tarde do que nunca. Até que enfim, a modernidade chega ao futebol. Ainda é um caso isolado, mas é o início.
A Fifa anunciou nesta quarta-feira que utilizará árbitros de vídeos para auxiliar os juízes no Campeonato Mundial Interclubes, que começa nesta quinta-feira, no Japão.
A medida é inédita e a tecnologia vai permitir que os árbitros possam alterar alguma decisão tomada durante a partida.
Em lances duvidosos, como gols, impedimentos, cartões, pênaltis, os juízes poderão recorrer ao sistema de monitoramento, que contará com uma equipe para analisar as imagens.
Certamente, que o sistema vai precisar ser aprimorado com o passar do tempo e deve até receber muitas críticas neste início. Mas, não tem outra alternativa. Neste quesito, o futebol está há anos luz de outras modalidades como o vôlei, tênis e o basquete. É um caminho sem volta.
Com esta tecnologia e mais o chip que já é utilizado na bola, os erros decisivos da arbitragem vão diminuir muito e muitas injustiças serão corrigidas.
Não dá mais para defender que o bom do futebol é isso: os erros de arbitragem, as polêmicas para gerar discussão e bate-papo nos botequins. Este tempo já era. O futebol é um negócio milionário e por isso tem que ser tratado com o maior profissionalismo possível.