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Lucio Flávio

Clubes brasileiros receberam mais de R$ 2 bilhões da TV

03 mai 2019 às 11:45

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Levantamento da Sports Value, empresa especializada em marketing esportivo, apontou que os direitos de TV movimentaram mais de R$ 2 bilhões no futebol brasileiro em 2018.

O estudo revelou ainda que a diferença entre o clube que mais faturou (Flamengo) e o que menos recebeu (Ceará) é de quase nove vezes, uma das mais altas do mundo.

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O trabalho da agência abrangeu vários outros indicativos e mostrou que o mercado do futebol profissional no Brasil gerou receitas de R$ 6,5 bilhões no ano passado. Deste total, R$ 5,3 bilhões foram gerados pelos 20 clubes que mais faturam no país. Este é o maior valor da história.

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As receitas com transferências de jogadores e direitos de TV cresceram e representam juntas 62% das receitas totais dos clubes. Já os valores arrecadados com patrocínios e sócios caíram.


Outro dado apontado pela Sports Valeu é que os custos no futebol atingiram as cifras de R$ 3,8 bilhões e aumentaram 7% em relação a 2017 e cresceram mais que as receitas. Em 2018, os custos representaram 73% das receitas contra 70% do ano anterior. Os 20 clubes mais ricos do país tiveram um superávit de R$ 2,4 milhões, valor bem abaixo dos R$ 12 milhões conseguidos em 2017.


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