Faltando seis rodadas para terminar o Brasileirão, a pergunta que vem na cabeça do torcedor é se o campeonato já acabou? Sim, acabou. Mas, ainda não.
A briga pelo título acabou. O Palmeiras será campeão depois de 22 anos. Muita gente pode pensar que a diferença de seis pontos não é definitiva já que ainda teremos 18 pontos em disputa. Mas, não acredito que ninguém tenha força para superar o Verdão.
Apesar de já ter jogado melhor, o Palmeiras é muito difícil de ser batido. Uma prova foi o jogo contra o Sport. O time pernambucano jogou mais, criou mais, mas no fim deu Palmeiras.
O time do Cuca está há 24 rodadas na liderança e há 15 jogos não perde. Tem 20 vitórias - duas a mais que o Flamengo - e 13 gols a mais de saldo. Ou seja, se perder dois jogos e o Flamengo vencer os dois, ainda assim segue na ponta. Para o Palmeiras então faltam quatro rodadas.
O Palmeiras ainda conta com a irregularidade dos adversários. Nas últimas duas partidas, o Verdão somou seis pontos. O Mengo, um. Perdeu para um rival que estava na zona do rebaixamento e empatou com um time de campanha intermediária, em casa. Desta forma, não chega.
Além de merecer o título, o Palmeiras tem uma tabela mais "fácil" que os rivais. Falando em irregularidade, o Atlético, que talvez tenha o melhor elenco entre os três, também vacilou muito e vai se contentar com a vaga na Libertadores.
Com o título iminente do Palmeiras, volta a velha ladainha que um campeonato de pontos corridos pode ficar sem graça no fim. Muito pelo contrário. A competição segue muito atraente na busca por outros objetivos.
O aumento do número de participantes na Libertadores vai deixar a disputa em aberto até o fim por uma vaga na competição sul-americana. Sem falar na briga contra o rebaixamento, que promete capítulos de tensão, emoção e muita adrenalina.
Se tecnicamente a competição deixa a desejar, ninguém pode falar da falta de emoção e do equilíbrio. Para o bem e para o mal. Então, teremos ainda muita muitas disputas em jogo até o final.