Vasco de Almeida Martins, ou simplesmente Vasco, é um personagem bem quisto por todos em Londrina, sobretudo nas rodas esportivas. Português de sangue, londrinense de coração, Vasco tem muitas histórias e uma contribuição enorme no desenvolvimento esportivo da cidade.
A trajetória de Vasco está no livro "O Espírito Guerreiro", dos jornalistas Wilhan Santin e Antônio Mariano Júnior, que será lançado no próximo dia 2 de agosto, às 19h30, no Buffet Laguna.
Vasco só é o criador do futebol suíço, hoje uma febre no Brasil e também chamado em muitos locais de society. Trouxe a modalidade na década de 1960 para Londrina por achar que o tradicional futebol de campo era muito violento. Queria algo mais light, apenas para o lazer.
Ele criou também as categorias máster e sênior no suíço para que os mais experientes pudessem continuar batendo a sua bolinha. Foi ele quem trouxe também a prática da canoagem para o lago Igapó.
Uma justa e linda homenagem por quem adotou o Brasil e Londrina e se apaixonou por esta terra e por aqui deixou sua marca e suas valiosas contribuições.