Os números do último post mostram que o Londrina é um clube viável, com torcida, com poder de consumo e em uma situação privilegiada em relação a qualquer outro clube de futebol do interior do Brasil ou daqueles que estão fora das séries de elite do nosso futebol.
Em termos de futebol, onde o custo é altíssimo, os valores não chegam a ser tão animadores assim. Mas, mostram que o público consumidor do Londrina está aí. Louco para consumir e trazer benefícios financeiros ao clube. Cabe ao LEC, diretoria e gestor do futebol, proporcionar as condições para o consumo.
Os R$ 2,4 milhões arrecadados poderiam representar muito mais se o Londrina tivesse um bom serviço de bar no estádio do Café, estacionamentos adequados, uma loja para venda de produtos oficiais, se o time não tivesse sido desmontado ao longo da série D, um programa sócio torcedor funcional.
O Londrina poderia lucrar muito mais se tivesse um departamento de marketing e comercial atuantes, lojas com produtos oficiais nos shoppings da cidade, identificação de torcedores nas cidades da região e muitas outras ações em diversas áreas.
As oportunidades estão aí. Mas, é preciso identifica-las e saber aproveita-las. Para isso a palavra é profissionalização do clube. Ou se aproveita o potencial ou vamos continuar ficando para trás e nos vangloriando apenas do passado.