O Palmeiras é o único clube da série A do Campeonato Brasileiro que ainda não definiu o contrato de TV fechada a partir de 2019. Todos os outros 19 integrantes da primeira divi~soa já optaram por Globo ou Esporte Interativo.
A maioria dos clubes, inclusive, está gastando o dinheiro obtido como prêmio pela assinatura do contrato. A disputa entre Globo e EI é tão intensa que 13 times da Série B já foram incluídos no acerto, de olho na possibilidade de eles estarem na elite nacional em três anos, quando começa a valer o acordo.
Até o momento, a Globo leva a melhor na concorrência com o EI na quantidade. São 19 clubes fechados com a emissora platinada, contra 13 da rival (confira a relação abaixo). Além de ter maioria, a Globo ainda conta com um contingente maior na Série A, com 14 representantes, enquanto o EI dispõe de cinco.
A ideia do presidente palmeirense Paulo Nobre era adiar ao máximo a definição com a TV, por entender que a demora contaria a seu favor. Porém, há uma pressão gigante das emissoras e o Verdão tem apresentado problemas com o fluxo de caixa em 2016, tanto que o presidente já emprestou R$ 22 milhões apenas desde janeiro. Isso tem a ver com a briga com a Crefisa, que não pagou ainda os patrocínios dos meses de março e abril.
A disputa entre Globo e EI ao menos já serviu para uma distribuição mais equilibrada dos direitos de transmissão. Os novos critérios ficaram da seguinte maneira: 40% do bolo de forma igual para todos, 30% de acordo com a audiência e mais 30% levando em conta a performance na classificação.
CLUBES COM A GLOBO:
- Corinthians
- Flamengo
- São Paulo
- Botafogo
- Vasco
- Fluminense
- Grêmio
- Atlético-MG
- Cruzeiro
- Vitória
- Sport
- Náutico
- Avaí
- América-MG
- Chapecoense
- Goiás
- Santa Cruz
- Figueirense
- Londrina
CLUBES COM O ESPORTE INTERATIVO:
- Santos
- Internacional
- Atlético-PR
- Coritiba
- Ponte Preta
- Criciúma
- Bahia
- Ceará
- Joinville
- Paraná
- Fortaleza
- Paysandu
- Sampaio Corrêa
Fonte: Blog do Jorge Nicola