Próximo presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos tem discutido nos últimos dias a possibilidade de o Paulistão diminuir consideravelmente o número de clubes participantes atualmente são 20.
A proposta sobre a mesa da FPF sugere que a Série A-1 tenha 18 clubes em 2017 e 16 em 2018. Para que isso se torne realidade, será necessário que os dois próximos estaduais tenham quatro rebaixados e apenas dois clubes promovidos em cada ano.
A redução resolveria uma série de problemas associados à readequação do calendário brasileiro, que encolheu as datas dos estaduais são somente 19, contra 23 de outras temporadas anteriores.
Reinaldo, que assumirá o lugar de Marco Polo Del Nero em abril, vai precisar mostrar força nos bastidores para fechar quatro vagas na elite do Paulistão. Ele já sabe que os clubes do interior deverão se unir para tentar impedir o movimento, já que o Paulistão é a grande vitrine deles.
O Paulistão passou a contar com 20 clubes em 2003, ano seguinte à edição em que os grandes participaram do Torneio Rio-São Paulo. Até 2001, eram apenas 16 clubes.
Fonte: Blog do Jorge Nicola - Diário SP