Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Relação entre artista e espectador

LEVANTE! tem apresentação gratuita em Londrina

Thiago Nassif - Grupo Folha
22 jul 2022 às 17:00
- Divulgação/Lídia Ueta
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Peça de Renata Roel e Fernando de Proença levanta questões sobre a construção da cena e a relação entre artista e espectador 

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A Casa de Cultura da UEL, em Londrina, recebe, no dia 28 de julho, a peça LEVANTE!. Concebido por Renata Roel e Fernando de Proença, o trabalho pretende levantar questões sobre a construção da cena e de vínculos em processos conviviais. A entrada é gratuita. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Blog do Nassif

Balaroti apresenta novo conceito de loja de acabamentos e material de construção em Londrina

Imagem de destaque
Blog do Nassif

Rezendog, 1 ano: veja o que rolou

Imagem de destaque

Brainstorming de Carreira, com Dr. Marcelo Ono

Imagem de destaque
Blog do Nassif

Lançamento do livro “O Poder da Morte”, por Lilian Lopes: a cobertura completa


No LEVANTE!, os artistas empilham cadeiras, montam e desmontam a cena enquanto ela acontece - fazem analogias ao micro e ao macro do corpo em relação ao espaço. É sobre empilhar, atravessar, derrubar, escapar, sentar e levantar. Pulsam no risco do que pode desabar a qualquer momento e na urgência de deslocar-se com quem está junto. 

Publicidade



Valendo-se da etimologia da palavra LEVANTE!, além de ser referência direta à imagem de um corpo "em pé", caracteriza-se pela capacidade das pessoas se organizarem para levantar outro sistema econômico, social e político.  


Na fricção entre dança e teatro, Renata e Fernando propõem dispositivos que aproximem e promovam deslocamentos na relação entre artista e espectador. Estar junto é a grande transgressão e partilhar do espaço em pequenos e grandes deslocamentos é intencional para que haja encontro no meio do caminho. 

Publicidade

 

Oficinas

Publicidade


Simultaneamente, o projeto oferece duas oficinas gratuitas: “Danças e espaços: poéticas para encontros”, conduzida por Viviane Mortean e “Imagin(Ação): narrativas poético-políticas para estados de crise: atelier-oficina para manifestações-exposições-ópera”, conduzida por Milla Jung. 



A oficina “Danças e espaços: poéticas para encontros” tem como proposta procedimentos ligados a técnicas de movimentos de dança aliados à consciência corporal, escuta de grupo e composição espacial com objetivo de expressão poética. Experienciar apoios, atravessamentos e quedas servirão como pontos de partida para questionamentos a respeito da história da dança, os espaços onde ela ocorre e sua relação com o público. Os participantes serão direcionados a encontrar suas próprias estratégias para comporem seus espaços dançantes. 

Publicidade


A oficina “Imagin(Ação): narrativas poético-políticas para estados de crise: atelier-oficina para manifestações-exposições-ópera” tem o propósito de ampliar a imaginação poética como recurso do que podemos chamar de ativismo artístico e possibilitar novas instrumentalizações para a criação de imagens artísticas. Sua metodologia está baseada no compartilhamento de referências e ferramentas da teoria e da prática da arte com os estudantes secundaristas para que, em posse dessas referências imagéticas-conceituais, constituam eles mesmos seus projetos e percursos como produtores de imagens.  


Publicação

Publicidade


A última etapa do projeto é o lançamento de uma publicação impressa e de um e-book. O material, conforme apuramos, irá reunir textos de Renata Roel, Fernando de Proença, Viviane Mortean, Milla Jung e Diego Marchioro sobre a experiência de circulação do projeto pelas cinco cidades do interior do Paraná: Pato Branco, Campo Mourão, Maringá, Londrina e Paranavaí. A publicação, que será lançada em Curitiba em novembro, terá distribuição gratuita para bibliotecas e secretarias de cultura das cidades visitadas. 


Para mais informações, acesse levanteprojeto.wordpress.com 

Publicidade



FICHA TÉCNICA: 


Concepção e Performance: Renata Roel e Fernando de Proença | Colaboração e Acompanhamento Artístico: Cinthia Kunifas e Sofia Neuparth | Dramaturgia: Cândida Monte | Texto em off: Para o Pior Avante de  Samuel Beckett/ | Edição Sonora: Vadeco Schettini | Iluminação: Wagner Corrêa | Consultoria de Figurino: Amabilis de Jesus | Registro Fotográfico: Lídia Ueta | Designer gráfico: Adriana Alegria | Teaser e Registro de Vídeo: Lídia Ueta e Ulisses Sato | Oficinas: Milla Jung e Viviane Morten | Autores da Publicação: Renata Roel; Fernando de Proença; Francisco Mallamnn; Diego Marchioro; Milla Jung e Viviane Morten | Assessoria de Imprensa: Paula Melech | Direção de Produção: Diego Marchioro | Assistência de Produção: Augusto Ribeiro | Produtoras locais: Tamara Alff; Isabela Shwab; Rachel Coelho; Luciana Guedes; Renata Ichisato  | Site: Julia Brasil - Pomelet | Redes Sociais: Viktória Hugo Von Holleben  | Realização: Renata Roel e Rumo de Cultura.  


Projeto Contemplado pelo prêmio Funarte Klauss Vianna - 2014| 


Apoio: Copel | Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná.  



Serviço: 


LEVANTE! 


Casa de Cultura da UEL - Divisão de Artes Cênicas – DAC - Av Celso Garcia Cid, 205, Centro - Londrina 


28/07 - Apresentações às 17h e 19h 


Oficinas: 


Oficina de Artes Visuais com Milla Jung 


Oficina de Dança Contemporânea com Viviane Mortean 


Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h - participação gratuita 


Inscrições: Sympla/rumodecultura


Mais informações: levanteprojeto.wordpress.com 


ENTRADA GRATUITA 


Classificação etária: 14 anos 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade