Conexão Brasil-EUA

Ferias...ferias...Martha's Vineyard.

30 ago 2009 às 00:05

O que mais se falou essa semana nos jornais e televisao foram as ferias do Presidente Barack Obama e sua ida com a familia e amigos para a Ilha Martha’s Vineyard localizada no estado de Massachusetts.
Entao resolvi fazer uma pesquisa sobre a ilha:

A ilha e composta por aproximadamente 15.000 habitantes.




Olha so' o que eu fiquei sabendo...


Que os brasileiros compoe a maior forca de trabalho imigrante da ilha, 70% possivelmente entraram no pais de forma ilegal. As funcoes que execem variam de lavadores de pratos, jardineiros, faxineiros, cozinheiros, etc.
Leo Oliveira de 47 anos, exerce uma funcao bem diferente da maioria. Nascido em Anapolis, Goias, ele esta nos Estados Unidos a 13 anos e trabalha na policia de cidade de Tisbury atuando como uma especie de intermediario entre a comunidade brasileira e americana.



Durante a semana de ferias na qual o Presidente procurava descanso e descontracao, a tensao se instalou quando os residentes da ilha demonstraram desejo de ver o presidente falar sobre o assunto "imigracao". Os moradores disseram para um jornal da ilha que querem os brasileiros fora. Essa revolta toda e decorrida de um acidente de carro entre um brasileiro ilegal sem carteira de motorista que causou a morte de uma jovem americana de 20 anos.
Mesmo as investigacoes tendo provado que ela corria a 82 milhas por hora em um local onde a velocidade maxima e de 35, enquanto que o brasileiro corria a apenas 9 milhas por hora, para os americanos moradores isso nao importa, estao decididos a tirar os imigrantes da ilha. Afirmaram ainda no jornal que os imigrantes estao tirando seus trabalhos.


Nao e facil a vida de um imigrante que geralmente sofre muita rejeicao, acusacao, e’ considerado muitas vezes um criminoso por estar ilegal no pais, alem de trabalhar muito fazendo todo o tipo de servico que o americano nao quer fazer. "
Enquanto nao havia crise economica eles recebiam os imigrantes de bracos abertos para limpar seus banheiros, fazer suas construcoes, lavar os pratos, cuidar dos seus jardins...agora, com a crise economica, brasileiros que estao aqui a mais de 20 anos, com familias inteiras , filhos que nao sabem escrever portugues estao vendo o cerco apertar e se o governo nao aprovar uma lei imigratoria serao obrigados a voltar para o Brasil".






Continue lendo