"Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna".
Francisco de Assis
A Igreja Católica celebra neste dia - 4 de outubro - a vida de Francisco de Assis, canonizado no ano de 1228. Ele nasceu no ano de 1181 em uma família burguesa da cidade de Assis (Itália) e aos 25 anos de idade renunciou ao mundo fazendo penitência durante dois anos até lançar-se a pregar em linguagem simples e ardosa a favor dos pobres, chegando até mesmo, viver no meio deles.
Francisco de Assis morreu aos 45 anos de idade, doente e quase cego, somando uma vida repleta de dedicação e amor às pessoas, além de um carinho especial que pregava aos animais, chamando-os de irmãos.
Respeitado por várias religiões pela sua mensagem de paz, Francisco de Assis deixou uma belíssima oração que remete exatamente tudo o que ele pregou ao longo de sua vida: o amor universal, a caridade, a paz e a humildade.
Enquanto tantos em nosso meio ainda consegue alimentar o ódio em seus corações ou até mesmo sofrer por não enxergar no outro o amor pleno de irmão, Francisco de Assis viveu referindo-se à superação do eu egoístico que nos domina, ressaltanto e divulgando a eliminação dos interesses pessoais para o nascimento do legítimo cristão, liberto de impurezas e imperfeições.
Oração de São Francisco de Assis
Senhor:
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz!
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!