"Deixa que os mortos enterrem seus mortos (...) Porém tu, vai e anuncia o reino de Deus"
Lucas 9:59
É incrível como a vida caminha em ciclos. Tudo nos parece tão impermanente que chega uma hora que sentimos uma necessidade enorme de nos ajustar a toda essa realidade. Às vezes sentimos profunda insatisfação e percebemos vontade de alterar todo o rumo de nossas vidas. Jesus, em diversos de seus ensinamentos enquanto esteve na Terra, nos chamou para refletir sobre a necessidade de deixarmos o passado e tudo aquilo que podemos considerar inútil, negativo, para caminharmos rumo a novos horizontes.
Velhos costumes nos dificultam colocar em prática as sublimes lições do Cristo. Paulo de Tarso dizia que o bem que ele desejava fazer, esse ele não fazia. No entando, o mal que ele não desejava pôr em prática, esse ele realizava. Como então, introduzir muidanças positivas em nossas vidas?
É bom perceber que toda mudança passa por fases bem definidas. Há a rejeição inicial da possibilidade de mudarmos e sairmos de nossa zona de conforto. Pensamos que pode ser impossível organizar a vida de forma diferente da que estamos habituados. Daí então surge uma fase que exige de nós muito esforço que é quando planejamos a mudança que necessitamos. Se forçarmos uma mudança radical podemos cair no fracasso. Por isso é importante que refletir sempre: Será que esse caminho pode me conduzir ao equilíbrio e à paz com Jesus?
Aprender e buscar estudar os ensinamentos de Jesus e colocá-los em nossas vidas é a única segurança que temos no caminho. Porque Ele não cansou de nos deixar mensagens de ensinamentos claros que nos possibilitam condições de acreditar que a mudança e a transformação moral depende de nós e precisa ser algo que parta de dentro de nós. Porque...: "Todo aquele que ouve as palavras que digo, e as pratica, será comparado a um homem sábio, que construiu sua casa sobre a rocha. E quando a chuva caiu, e os rios transbordaram, e os ventos sopraram e se abateram sobre essa casa, ela não caiu porque foi edificada sobre a rocha..." - Jesus, por meio de Mateus (24:27)