Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nossa Senhora do Pilar em Zaragoza, Espanha

12 jul 2017 às 11:17

Compartilhar notícia

- Foto: Melissa Calsavara
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cidade de Zaragoza é uma das mais interessantes da Espanha, sua situação geográfica é excepcional, pois se encontra a meio caminho entre Madrid, Barcelona, Valência, estando a 300 km de cada uma das três. No mês de Outubro a cidade recebe milhares de fiéis nas festas dedicadas ao Pilar, que se celebram na semana do dia 12, mas o calendário cultural é extenso, os turistas e moradores sempre presenciam concertos, espetáculos pirotécnicos etc. O ponto culminante das festividades é a popular Oferenda de Flores. Na ocasião, que ocorre exatamente no dia 12/10, uma multidão coloca flores numa grande estrutura piramidal, situada no centro da Praça do Pilar e coroada pela imagem da santa.



A aparição de Nossa Senhora

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Para entendermos um pouco sobre a tradição de Zaragoza, vamos conhecer a história da Aparição de Nossa Senhora no local. Segundo uma visão da freira alemã Anna Catarina Emmerich (1774-1824), Maria, a mãe de Jesus, teria aparecido diante do apóstolo Tiago quando este se encontrava em Saragoza, no século I. Ela estaria envolvida em uma coluna de luz e lhe teria ordenado a construção de um templo naquele lugar. Com isso, foi construída uma pequena capela às margens do Rio Ebro em homenagem a Nossa Senhora e, sucessivamente, reconstruída e ampliada ao longo dos séculos, até se converter na atual Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Leia mais:

Imagem de destaque

APRENDIZADO #

Imagem de destaque

Tempo de silenciar

Imagem de destaque

UM DIA ESPECIAL

Imagem de destaque

Quaresma



A Igreja de Zaragosa (Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar)

Publicidade

Apesar de toda história que se conhece sobre a aparição de Nossa Senhora ao apóstolo Tiago, não há provas arqueológicas nem documentais desta capela, mas sim a fé popular passada de geração a geração.


Foto: Melissa Calsavara
Foto: Melissa Calsavara

Atualmente, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar foi recentemente considerada como um dos doze tesouros da Espanha. Ela é no estilo barroco, a imagem da Virgem em madeira dourada é uma escultura gótica, realizada em 1435 e atribuída a Juan de la Huerta. Na fachada posterior da capela, pode-se venerar a Santa Coluna, através de um óculo aberto no jaspe.

Publicidade

Foto: Melissa Calsavara
Foto: Melissa Calsavara

Há muitos detalhes em toda Basílica, em frente ao Altar Maior situa-se o coro renascentista, realizado no século XV. O órgão principal da catedral é de 1529, e permaneceu com seu aspecto original até 1940, quando foram realizadas reformas; ao redor dele há várias capelas para que cada padre presente possa celebrar a sua missa.


As torres, que realçam seu tamanho, foram colocadas somente no século XX, e alcançam 90 m de altura. Do alto desta torre, cuja subida está permitida, vemos uma panorâmica do templo, vista de cima. O Retábulo Maior está dedicado à Assunção da Virgem feita entre 1515 e 1518.

Publicidade

Foto: Melissa Calsavara
Foto: Melissa Calsavara



Guerra Civil e a Igreja de Pilar

Durante a Guerra Civil os republicanos não apoiavam a Igreja e, portanto, o objetivo era destruir tudo o que fosse ligado à Igreja Católica, ainda mais sabendo do tamanho da importância da fé para os espanhóis. Sucedeu que foram lançadas 3 bombas sobre o templo, mas nenhuma delas explodiu, e até hoje é possível ver o buraco onde elas caíram, mas que não explodiram.

Publicidade

Foto: Melissa Calsavara
Foto: Melissa Calsavara

Vemos, assim, o sagrado e a manifestação do cuidado de Deus com o povo espanhol de forma excepcional.



Cúpula pintada por Goya

Publicidade

De todas as pinturas que decoram as cúpulas que rodeiam a Santa Capela, a mais importante é a denominada Regina Martirum (rainha dos mártires), pintada por Goya em 1781. A Virgem é a padroeira da Hispanidade, isto é, de todos os países cujo idioma é o espanhol.


Foto: Internet
Foto: Internet

Milagre de Calanda

Em 1637, o jovem Miguel Juan Pellicer, nascido em Calanda no ano 1617, caiu de um reboque e uma das rodas do carro em que estava atingiu sua perna direita que precisou ser amputada. Ele foi socorrido e tratado no hospital local, sendo transferido depois para o Hospital Real de Valência, onde permaneceu internado por 5 dias.

Publicidade

Miguel desejava ardentemente e pedia transferência para o Hospital Real e Geral de Nossa Senhora da Graça, em Zaragoza, porque queria visitar o Santuário de Nossa Senhora do Pilar. Durante toda sua estada, Miguel passava os dias pedindo esmolas à porta da Basílica do Pilar e, em março de 1640, enquanto Miguel dormia em sua casa, foi-lhe "reimplantada" a sua perna direita.


A partir do testemunho do protagonista e de outros testemunhos, se chegou à conclusão de que o milagre foi devido à intercessão de Nossa Senhora do Pilar, a quem o jovem sempre fora particularmente devoto.


Nossa visita à Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Depois de conhecermos a incrível história de Zaragoza, nós ainda fomos presenteados por Deus por tamanha beleza ao chegarmos à noite na Catedral: o reflexo da lua no rio Ebro era lindo e estonteante.


Foto: Melissa Calsavara
Foto: Melissa Calsavara

Sentimos o amor de Deus conosco nessa viagem a todo o momento e esta visita a Zaragoza foi ainda mais emocionante!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo