Conhecendo o país mais antigo do mundo!
Em Setembro de 301, um cristão chamado Marinus fundou um pequeno país chamado San Marino (ou São Marinho) afim de abrigar em uma fortaleza os cristãos perseguidos pelo imperador Diocleciano. San Marino se manteve independente até a idade Média, e por ser uma cidade estado, San Marino não pertence à Itália, embora esteja completamente envolto dela. Outra curiosidade é que este país era considerado paraíso fiscal pela baixa incidência de impostos e taxas e, ainda hoje, é uma ótima parada para quem deseja economizar nas compras.
Sabendo disso, por curiosidade, em nossa última peregrinação, nós escolhemos visitar San Marino. Logo após o jantar fui conhecer a cidade e visitar o local onde aconteceria a missa no dia seguinte. Fiquei encantada com as três lindas torres, La Rocca, La Cesta e Monatale. Porém, como só tínhamos um dia para conhecer San Marino, nós tivemos oportunidade de visitar apenas uma das duas torres abertas ao público. Com tantas atrações e belezas, certamente vale a pena ficar dois ou três dias para descansar e apreciar a incrível paisagem do local. De dia ou de noite a vista que se tem deste mini país charmoso é magnífica.
O que mais chamou minha atenção foi, com toda certeza, a estrutura medieval do local; dá vontade de explorar cada cantinho. Andando pelas ruas de pedra eu me senti caminhando no tempo, no século passado!
A Basílica de San Marino foi construída em 1836 no local de uma antiga igreja, nela contém as relíquias de San Marino encontradas em 1586. A igreja é basicamente simples, com pequenos altares nas naves laterais, inteiramente branca e com poucos detalhes dourados.
Para sentir a presença do sagrado neste lugar incrível é preciso abrir os olhos para os cuidados que San Marino teve com o grupo de cristãos que desejava abrigar. Este é um local que não faz parte dos roteiros tradicionais de visitação e que surpreende bastante, fica a dica!