A cada experiência de fé em nossas viagens, esta frase do Pe. Romão Martins surge diante dos nossos olhos de maneira mais concreta e verdadeira. A constante oração, as paisagens e as histórias permitem-nos recuperar a dimensão divina que se abriga em cada coração peregrino, proporcionando, assim, a expansão do peregrinar: famílias, amigos e companheiros de caminhada que ficam também se somam, mesmo que de longe, à vocação peregrina. A graça, o milagre alcançado, enfim, o sagrado cruza fronteiras!
Denise, peregrina fiel, já havia se preparado para ir para Fátima com um ano de antecedência. Lição de que o sagrado se estende, relatou-nos de que maneira pôde agraciar também sua comunidade através de sua experiência... Participante ativa dos Grupos Bíblicos de Reflexão e da Liga das Mães de Schoenstatt, presenteou cada membro do grupo das mulheres com uma fita de 1 metro para fazerem a oração de São Luís Maria Monfort com 12 Ave-Marias e 3 Pai-Nossos. Tal lembrança simbolizava uma coroação à Nossa Senhora, bem como se faz no Movimento Apostólico de Schoenstatt em momentos de tristeza, dor, angústia e, também, em momentos de alegria, confiando sempre na proteção e no cuidado da Mãe.
Denise, que foi com sua filha Renata, ainda, contou que, a fim de concretizar as intenções dessas queridas amigas, pediu que dessem um nó na fita cada vez que sentissem no coração a necessidade de coroar Maria, de modo a trazê-la mais perto, como afirma São Luís. Assim, uma semana antes de viajar, a peregrina recolheu as fitinhas - com menos de 15cm cada de tanto nó que tinha! - e algumas cartas com intenções escritas na esperança de alcançarem graças.
Para sua surpresa e felicidade, Denise soube que algumas graças já tiveram sido alcançadas por suas amigas mesmo antes dela embarcar. Confira em seu depoimento abaixo:
Além de encaminhar alguns pedidos, coube a Denise fazer um agradecimento especial à Nossa Senhora pela bênçãos. E, para encerrar a peregrinação em Fátima, Denise também foi a responsável pelo primeiro mistério do terço antes da procissão de velas dentro da capelinha. Sem dúvidas, uma experiência sagrada para muitos e inesquecível para estes peregrinos!