Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Comprar ações, olhando o preço

05 out 2011 às 19:13
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um erro muito comum que a maioria dos investidores iniciantes fazem, é comprar ações por acharem que o preço está muito barato, e de agora em diante não tem nenhuma chance de cair. Você não deve comparar o preço de uma ação com o valor de uma balinha mas sim deve analisar o valor real dessa empresa e verificar se o valor da ação está caro ou não. Comprar uma ação que vale 0,04 por simplesmente achar que ela chegou no fundo do poço, é um erro enorme, visto que ela ainda pode cair até 0,01. Sim, isto é a pior das hipóteses, mas esta jamais poderá ser descartada, pois é possível ocorrer.

Então ao comprar uma ação, qual o preço que devo olhar pra saber se ela está barata ou não? Se você for se basear na análise fundamentalista, é aconselhável olhar o VPA (Valor Patrimonial da Ação) que corresponde ao valor real da empresa, (Patrimônio Líquido dividido pela quantidade de ações emitidas em bolsa), através do site Fundamentus, você poderá acessar esses dados. O valor real da PETR4 está na casa dos R$ 24,00 hoje em dia, e a ação está valendo R$ 19,80 agora, baseado nisso, podemos afirmar que PETR4 então está realmente a um preço bom de compra para longo prazo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Se você for se basear pela análise gráfica, deve olhar os gráficos da ação e ver se o preço que você está pagando pela ação, não é um topo histórico prestes a desabar numa realização de lucros a qualquer momento ou também, se este preço não corresponde a um topo no período de 1 mês, 1 semana, daí depende do prazo que o investidor pretende liquidar a posição também. Então resumindo, ao comprar ações, sempre analise o histórico de preços pela análise gráfica, ou os dados fundamentalistas, jamais compre uma ação por achar que ela está muito barata, por valer centavos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade