Embora com um início pouco movimentado e repleto de cenas com as belezas naturais de Búzios, Viver a Vida começou com 43 pontos de média no Ibope. É a melhor estreia das últimas cinco novelas das nove da Globo. Caminho das Índias, por exemplo, registrou 39 no primeiro capítulo.
Novela é tudo igual, a gente sabe. E as tramas de Manoel Carlos são ainda mais iguais. Talvez por isso tenha despertado o interesse do público logo de cara. Pra ser sincero, aquela cena da Helena dando uma entrevista para televisão foi bem chata. Mas serviu pra ir delineando os personagens, apresentando o núcleo principal logo de cara. A força está no texto. E na interpretação de Lília Cabral, disparada a melhor do primeiro capítulo. Tereza pode ser mais um marco na carreira dessa excelente atriz, embora ainda seja muito cedo para uma análise mais profunda.
Aline Moraes disse a que veio como a modelo mimada e chata. Deve repetir a antipatia de Maria Eduarda, de Por Amor, mas mudará de comportamento após sofrer um acidente. O capítulo terminou, a exemplo de Páginas da Vida, com um depoimento de histórias reais de superação, o verdadeiro mote desta boa novela que começou ontem.
Número final
Caminho das Índias terminou com 55 pontos no Ibope em São Paulo. Foi melhor que A Favorita, com 49, Duas Caras, 47 e Páginas da Vida, com 53. Perdeu para Paraíso Tropical, 56 pontos, e Belíssima, 60.