Pesquisar

Canais

Serviços

Tragédia no Japão é pior que filme de terror

12 mar 2011 às 13:04
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Fiquei totalmente chocado ontem à noite ao ver as imagens da tragédia que assolou o Japão. As cenas mostrando o terremoto e depois o tsunami que assolaram o país são estarrecedoras. Nesta época em que somos vigiados por todo tipo de câmera em qualquer lugar que estejamos, cala fundo ver a força da água destruindo tudo por onde passa.

Continua depois da publicidade


Mas o que mais me chamou a atenção nisso tudo foi a forma como os japoneses lidam com as tragédias. Num país em que os abalos sísmicos são rotineiros, eles têm vários treinamentos de como se comportar em situações assim. Não evitam, mas diminuem os prejuízos, principalmente as mortes. Igualzinho aqui, não é?



Temos muito a aprender com eles, justamente no quesito precaução. Londrina está às voltas com números assustadores de casos de dengue. Se por um lado o poder público falha, por outro a população tem grande responsabilidade na proliferação dos mosquitos. Evitar é o caminho mais seguro.



Assim como acontece na gravidez indesejada. Hoje só fica grávida quem quer. Informação e método de prevenção estão aí. E olha que nem estou falando de doenças sexualmente transmissíveis. Outro detalhe que revela a falta de educação dos brasileiros é o cuidado com o meio ambiente. Mais uma vez, não eximo o poder público do papel que lhe cabe. Mas é vergonhoso saber que pessoas jogam móveis, eletrônicos e tantos outros entulhos nos fundos de vale, nas praias, nas ruas. Depois, é só chorar e ajudar os desabrigados?


Se cada um seguisse o exemplo dos japoneses e fizesse a sua parte, bem sereno, bem tranqüilo, certamente teríamos menos problemas de toda sorte.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade