Caminho das Índias marcou 53 pontos de média na Grande São Paulo na terça-feira. É recorde absoluto, que pode ser superado nos capítulos de hoje e amanhã. Ainda assim, a trama de Glória Perez ficará com o segundo pior desempenho desta década, à frente apenas de Esperança, de 2002.
De acordo com a coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, desde o primeiro capítulo, a novela das nove acumula 38,6 pontos de média. A Favorita, antecessora no horário, cravou média de 39,5. É bastante improvável que os capítulos finais revertam esse quadro.
Migração
Desde a campeã absoluta da década, Senhora do Destino, menos gente tem visto os folhetins do horário nobre. Além do crescimento da Record, agora arrefecido, o telespectador tem ficado mais tempo na internet, visto mais filmes em DVD, assistido mais os canais pagos e até mesmo se ocupado com outras atividades. Em cinco anos, caiu em expressivos cinco pontos percentuais o número de aparelhos ligados. Os tempos são outros e a tendência é que os números do Ibope sejam ainda menores daqui pra frente.