Não tem pra ninguém: a estrela máxima da nova novela das 18 horas da Globo é Alexandre Nero, o curitibano que pertenceu à banda Denorex e já tinha mostrado talento em A Favorita e Paraíso. O vilão Gilmar disse a que veio desde a primeira cena e, certamente, vai movimentar o folhetim de Elisabeth Jhin. Escrito nas Estrelas estreou melhor que Cama de Gato, viu o Ibope subir para 28 pontos no segundo capítulo, quando foi mostrado a eficiente cena da morte do protagonista, mas depois estabilizou na casa dos 25. A trama tem no espiritismo e na inseminação artificial os motes para conduzir a história por cerca de 130, 150 capítulos.
Na segunda novela solo – a primeira, Eterna Magia, não foi muito bem de crítica e Ibope – a autora mostra maturidade, com bons diálogos e cenas envolventes. Eu não sou espírita, mas já percebi que algumas concessões têm sido feitas para oferecer mais drama ao público. Não consta que alguém desencarne e, quase que imediatamente, já esteja fazendo contato com a vida terrena. Mas tudo bem, novela é fantasia.
O trio protagonista só se fragiliza com Jayme Matarazo, o boa praça Daniel que morre no primeiro capítulo. Nathália Dill se confirma como promessa de boa atriz, dando verossimilhança à pobretona que gerará o filho do amigo morto por meio de inseminação artificial. Ela também se envolverá com o pai, o amargurado – e um pouco canastrão demais – Humberto Martins. O elenco tem ainda Suzana Faíne, atriz excelente, sempre renegada a papeis pouco importantes nas novelas, que promete bons momentos como a governanta da casa.
As maldades não ficarão só por conta de Gilmar. Ele terá companhia de Zezé Polessa e Débora Falabella, as duas ainda um pouco histriônicas demais. Talvez com um pouco mais de tempo, elas encontrem o tom exato das personagens.
Elisabeth Jhin pode realmente fazer diferença no horário. O tema que ela aborda na trama está em alta, ainda mais por conta das comemorações do centenário e o sucesso absoluto de Chico Xavier no cinema. Talvez não tenha sido por acaso a escolha deste folhetim, justamente agora. A boa notícia é que a novela tem todos os ingredientes para prender a atenção de quem consegue estar em casa num horário, hoje, tão cedo. Gostei do que vi até agora e me sinto motivado e continuar vendo os próximos capítulos. E você?