Pesquisar

Canais

Serviços

- portaldaindustria.com.br
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Precisávamos de uma crise para pensarmos sobre gestão de carreiras?

26 mai 2016 às 13:24
Continua depois da publicidade


Fala-se muito agora em gestão de carreiras em tempos de crise, obviamente, devido a situação que vivenciamos no Brasil. A geração que entrou no mercado de trabalho pós plano real , por exemplo, poucas vezes, ou nunca, passou por uma situação tão complexa como a atual , tudo então é muito novo para uma parcela do mercado de trabalho.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Mas... qual seria então a fórmula para atravessarmos um momento turbulento como esse no que diz respeito a gestão de carreiras ?

Continua depois da publicidade


Com certeza não há fórmulas mágicas e se alguém vender isso, desconfie! Mas... ao fazermos uma analogia com outros setores de nossas vidas, vamos chegar a conclusão que talvez não damos a mesma importância às nossas carreiras como por exemplo damos a gestão financeira pessoal ou a qualquer outra vertente .


Vamos por um momento pensar no perfil financeiro da população . Há os que gastam mais do que ganham e não pensam em ter uma reserva em caso de alguma eventualidade. Já entre os que poupam, há os investidores mais conservadores que não aceitam muito bem o risco, mas sempre tem uma graninha guardada para caso de eventuais problemas. Pensando nos moderados , também gastam menos que ganham , porém investem em mais coisas, aceitando um certo grau de risco e diluem um potencial problema pois diversificam suas reservas . E finalmente os agressivos, que apostam suas fichas em coisas com alto grau de risco , podendo ter bons retornos mas boas perdas também.


Façamos agora uma analogia com nossa carreira . Por que então não olharmos para ela pelo mesmo prisma de um investimento? Numa crise, como a que vivemos, os que não investiram em conhecimentos, atitudes, habilidades, relacionamentos e em seu portfólio pessoal , provavelmente terão mais dificuldades de atravessar esse momento.

Continua depois da publicidade


Não estou com isso dizendo que será fácil para os que fizeram ao contrário, mas estes ,com certeza ,têm mais chances de se adaptarem ao momento atual . Os mais adaptáveis são os que acumularam conhecimento e atitudes corretas , já que com isso tem possibilidade de aprender e desempenhar coisas diferentes . Esses são os profissionais que reúnem uma das qualidades mais essenciais do mundo contemporâneo , que é a "Capacidade de Navegar na Incerteza" .


Refletindo sobre tudo isso, eu particularmente não tenho a mínima dúvida de que o pilar Gestão de Carreiras dentro das organizações e dentro de nossas vidas tem que ser tão importante quanto outro qualquer.Infelizmente nem todo mundo pensa assim ,muitos ainda não acham que exista estratégia por trás de uma boa gestão de carreira ou em uma boa gestão das pessoas. Por que será ?

Sinceramente , não sei a resposta, mas o que sei é que não precisávamos de uma crise como essa para ver como é importante este tema . Aliás, pensando bem, acho que se já considerássemos isso como relevante antes e tivéssemos seriamente investido na gestão das carreiras talvez esta crise pudesse ser menor... então podemos evitar as próximas..... para refletirmos...


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade