Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Dica da sexta: "O menino do pijama listrado"

18 jun 2010 às 11:41
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais uma sexta chegou e com ela a dica pro descanso do fim de semana. Fiquei me perguntando sobre qual filme falaria, pois gosto de muitos e não sabia qual queria pra hoje. Pensando na discussão que tive ontem a noite, a respeito do ser humano ser mais crítico, lembrei-me deste filme.

"O menino do pijama listrado" (The Boy in the Stripped Pyjamas) é um longa produzido a partir do livro de John Boyne (2007), que fala sobre fatos bárbaros de nossa história a partir do olhar inocente de uma criança, que não entende o real significado de todos aqueles acontecimentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Bruno tem nove anos e não entende o Holocausto. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que seu pai está a frente do conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer.

Leia mais:

Imagem de destaque

A ética e a educação: pelo esporte ou pelo cinema?

Imagem de destaque

A surpresa "The Middle"

Imagem de destaque

Saudosismo!!

Imagem de destaque

Na ativa


Da janela do quarto, o menino pode ver um cercado, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, ele vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda esse novo amigo, como o fato de estar sempre de "pijamas" e nunca poder sair pra brincar.

Publicidade


'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Pra além disso, podemos refletir sobre a passividade do homem, principalmente diante dos horrores que presenciamos todos os dias. Muitas vezes pro ser humano sair do 'piloto automático' ele precisa de uma transformação muito profunda e marcante, e é exatamente por esse motivo que este filme, em particular, chama minha atenção!


Espero que gostem da dica, e que também aproveitem a leitura do livro!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade