Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Aniversário do Zé

30 set 2016 às 04:49
Caves Ferreira Porto wines -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aniversário do Zé
Reunido com amigos em um almoço, me lembrei de certas datas, uma delas o aniversário do amigo Zé Ricardo, que foi comemorado quando estávamos no Porto, em Portugal. Pedimos ao motorista de táxi algumas informações. E ele nos levou a um belo restaurante. No caminho, ficamos impressionados com as belas imagens da cidade e quando chegamos, a vista de Vila Nova de Gaia, no estuário, do outro lado do rio, nos surpreendeu.

Vista da cidade de Vila Nova de Gaia
Vista da cidade de Vila Nova de Gaia

Entre as visitas técnicas(Sandeman, Calem, Ferreirinha, Adriano Ramos Pinto, entre outras) uma das mais interessantes foi na Ferreirinha. Maria João (Enóloga da empresa) contou alguns fatos históricos do vinho do Porto:" Em 1756, o governo de Marques do Pombal impôs rigorosos limites para a indicação de origem, mais tarde delineada a zona produtiva do Douro DOC (Denominação de Origem Controlada).
Douro DOC
Douro DOC
Onde seus vinhos eram processados e vinham de barco para a cidade do Porto". 2/3 destes vinhos amadureciam em acampamentos de embarcadores em Vila Nova de Gaia. Mas antes de serem embarcados, eram preparados, transformados em vinhos fortes e únicos.
Antigas barcas de transporte de vinho do Porto
Antigas barcas de transporte de vinho do Porto
O processo consiste em sangria do vinho no meio de sua fermentação, adicionando-se ¼ do volume de aguardente vínica. Esta aguardente interrompe a fermentação quando ainda contém no mínimo metade do açúcar total, de modo que o corte resultante seja tanto forte quanto doce. Mas o vinho precisa da pigmentação da casca das uvas para dar a cor, e de tanino para preservá-lo. Em vinhos normais isso acontece na fermentação, mas no caso do Porto, a fermentação é muito curta e a pigmentação e taninos devem ser extraídos de modo completo e rápido. Então, pela tradição os produtores usavam a pisadura das uvas no período noturno em tinas ou gamelas.
Pisa da uva Douro Portugal
Pisa da uva Douro Portugal
Maria mencionou que :"Há produtores tradicionais que ainda utilizam este método. Mas hoje a maioria dos produtores usa "lagares robóticos" controlados por computador, ou seus equivalentes, o que tem diminuído o trabalho. E assim a vida no Douro se tornou menos dificil". A Inglaterra sempre teve um mercado pujante(tanto de consumo ,quanto de distribuição de vinhos), e ainda hoje nota-se a forte influência inglesa nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia com o comércio dominado pelas famílias inglesas e anglo-portuguesas.
Vila Nova de Gaia Port wines
Vila Nova de Gaia Port wines
A tradicional Gregorian Factory House de Porto, foi ponto de encontro semanal de transportadores durante 200 anos".


Sugestão: É sempre interessante ter alguns vinhos do Porto em casa, servi-los como aperitivo e após as refeições ,especialmente nas reuniões de amigos e familiares. Bom final de semana a todos e bons vinhos !

Cadastre-se em nossa newsletter

Vinhos do Porto
Vinhos do Porto


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade