Pesquisar

Canais

Serviços

Vinhedo em Chablis -
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Chablis ou Petit Chablis?

14 out 2016 às 12:52
Continua depois da publicidade

Chablis ou Petit Chablis?

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Numa comemoração entre amigos provamos um Chablis, ou melhor, um Petit Chablis, e estava no ponto. Pelo frescor é uma ótima dica para esses dias de calor de nossa primavera.
Entre os comentários, alguns perguntaram da origem e as diferenças entre o Chablis e o Petit Chablis, que é bem oportuna, já que os nomes são quase os mesmos.
A região produz vinhos há séculos, sempre teve o benefício da proximidade com o mercado parisiense. Através dos eventos históricos a área foi se moldando. Na busca permanente da qualidade, a área diminuiu, e concentra-se nos arredores da cidade de Chablis (aprox. 4.000ha).
Seu vinho é aclamado no mundo todo. Provavelmente este é um dos mais interessantes tesouros da França vitícola, mas subvalorizado. Os vinhos brancos da mesma cepa produzidos mais ao sul da Borgonha (em Montrachet, ou Corton, na Côte de Beaune) alcançam valores incrivelmente maiores.

vinhedo próximo à Chablis
vinhedo próximo à Chablis

Em seu "terroir" exclusivo, mais ao norte de toda França (próxima à Champagne), é bem mais frio que outras áreas produtoras. Os vinhos são secos e minerais, de aroma e paladar inigualáveis. Muitos críticos comentam que este vinho é a mais pura expressão da Chardonnay. Mas extremamente diferente de seus pares. Sua mineralidade remete à "faísca", dada no atrito das pedras do solo (rochas calcarias) da região.
rocha calcária do solo em Chablis
rocha calcária do solo em Chablis
A qualidade destes vinhos é tão notável, que pode maturar nas adegas por muitos anos, entre os Grand Cru só chegam no ponto interessante aos 10 anos, e podem maturar muito mais que isso, talvez por 20 ou 30 anos.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade