Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Friozinho rima com um bom vinho...

04 jul 2016 às 17:07
- Divulgacao
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Batendo um papo com um amigo de longa data, há alguns dias, conversávamos sobre o clima, e ele me lembrou os sites de meteorologia prevem um inverno dentro do padrão. E ele acertou. Na região sul do Brasil estamos experimentando um inverno típico. Tivemos geadas no mês de julho, imagine o que vem por aí...
Clima perfeito para um bom bate papo entre amigos, onde o assunto sempre gira entre as comidinhas da época, sopas, caldos e... claro... um bom vinho...
Aproveitando a deixa o amigo me perguntou quais são os vinhos mais indicados pra época.
e respondi o que sempre digo: o gosto do consumidor sempre prevalece, mas há sugestões que casam muito bem com a época, a gastronomia de inverno.
Particularmente, recomendo os tintos encorpados que são muito interessantes, nesta estação. Os brasileiros se habituaram com vinhos argentinos e chilenos, mas há belas opções de Portugal, Espanha, França e Italia e etc.
Estes vinhos são provenientes de uvas de colheita em ponto ótimo de maturação fisiológica, na maioria dos varietais, e na vinícola os enólogos "puxam" bem na extração de seus compostos. O que tornam os vinhos encorpados agradáveis ao paladar do público alvo. Mas não podemos esquecer que temos hoje muitos vinhos nacionais de qualidade, que se harmonizam muito bem neste inverno.
Há, por exemplo, vinhos tintos da serra gaúcha, serra catarinense, campanha gaúcha (divisa com o Uruguai), campos de cima (RS), e até mesmo na serra da Mantiqueira (SP-MG)... Sem esquecer do vale do São Francisco, entre Bahia e Pernambuco, de onde saiu um premiado "Sirah" na Expovinis de 2012.
Mas meu amigo insistiu, perguntando quais tintos são bons pro inverno.
Na verdade, há muitos que desejam um espumante inicialmente e não há nada errado nisso... Mas, insisto: os vinhos tintos encorpados são belas opções para aperitivos e pratos mais fortes da estação, casando muito bem, com queijos fortes, caldos e sopas, pratos com molhos condimentados, carnes vermelhas, e (acredite!) até feijoada.
Mas e aí como escolher?
Há ótimas sugestões encontradas nas lojas especializadas, pois os profissionais se dedicam exclusivamente à atividade para as melhores condições nos vinhos específicos e apropriados, e buscam muitos vinhos de autor, vinhos chamados não comerciais, são os vinhos mais difíceis de serem encontrados, e oferecem um leque de opções bem diversificado. Os supermercados também oferecem boas opções, mas buscam vinhos comerciais e distribuição em escala, para diferentes gostos e bolsos ao consumidor, o que também não deixa de ser interessante...


Dica para o momento: Em um evento recente provei o vinhos argentino La Linda, o inicial da linha de vinhos da Bodega Luigi Bosca. Produzido em uma das áreas da Bodega Luigi Bosca, na DOC de Lujan de Cuyo (Mendoza) a 780 metros acima do nível do mar. Gradação alcoólica 13,7%, de coloração vermelha intensa, com aromas de frutas negras maduras, e na boca encorpado com presença sutil de taninos e boa persistência. O que chama a atenção é o equilíbrio e harmonia, mas sua acessibilidade é muito boa , recomendo !
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade