Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Lembranças de Gonzalo

22 out 2016 às 15:37
Sierra Cantabria-Rioja -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Lembranças de Gonzalo
Nestes dias de primavera, nada como um bom vinho gelado. E neste propósito, busquei em minha adega, um branco leve, para estes dias quentes.
Entre alguns rótulos, peguei um Ostatu 2010 branco, de Rioja. Depois de gelado, tive uma agradável experiência. Um vinho branco simples, mas ao mesmo tempo refrescante, corte de Viura e Malvasia (85/15). Apesar da proposta simples, safra de 2010, e preço muito acessível, foi uma surpresa, o vinho estava íntegro! De cor amarela esverdeada bem clara, numa linda expressão aromática. Na boca sabores de frutas e algo cítrico, equilibrado, uma delícia! Veio a memória minha ida à Rioja, onde fiquei na casa do querido amigo Gonzalo Saenz de Samaniego, um dos 4 irmãos proprietários da Bodega Ostatu, na Rioja Alavesa, a mais famosa região produtora da Espanha.O perfil é de uma bodega de média produção e vinhos artesanais. Colheita feita à mão, as vinhas são quase centenárias, mas o encanto realmente é a família. Difícil descrever as alegrias e aprendizado que tive naqueles dias. A família toda é maravilhosa, pelo carinho, atenção e gentilezas que se propuseram ao me acolher.
A Bodega tem origem no século XVI, em um porão de um prédio vizinho. Doroteo, o patriarca da família foi meu guia, um verdadeiro gentleman. Me mostrou pessoalmente toda a região de Rioja. Conheci as instalações rudimentares da época, lagares, local de prensa e local de guarda esculpidos na pedra, onde faziam seus vinhos de consumo. O "terroir" de Rioja é algo bem diferente de outras regiões, possui clima de influência atlântica, do País Basco, mas a Sierra de Cantabria (cadeia de montanhas), que a divide, protege a região dos climas extremos. Doroteo e sua esposa decidiram produzir seus próprios vinhos depois de construírem o atual prédio da vinícola no final dos anos 60.
Bodega Ostatu
Bodega Ostatu
Após o início dos anos 2000, seus filhos (quarta geração de produtores), assumiram a bodega, com a mesma filosofia das gerações anteriores: busca permanente da qualidade, esmero, e práticas sustentáveis, tratando seus 35 ha de uvas como um belo jardim. A produtividade das vinhas antigas é baixíssima, em solo argilo-calcário pobre, mas em compensação, sua qualidade dispensa qualquer comentário, as uvas produzidas revelam a riqueza do "terroir", de forma nobre. Nesta visão, implementaram duas linhas de vinhos: a de rótulos superiores (trazem lembranças dos grandes Bordeaux), e a linha de rótulos de consumo diário, ótimos, mas fáceis e acessíveis. O ponto mais interessante que notei naquele trabalho, que se diferencia de tantas outras bodegas da região, é que a família Saenz de Samaniego produz vinhos de forma artesanal, independente de estilos ou tendências de mercado, com o foco na qualidade, passando a sensação rara de originalidade ao consumidor.
Vinhos Ostatu
Vinhos Ostatu
Aproveito o momento para celebrar a família Saenz de Samaniego, com o Ostatu branco nesta impressionante chegada da primavera. Salúdos de Brasil!
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade