Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O ciclo anual das vinhas

21 jul 2016 às 11:42
Cacho Inicial - Vinicola G D Vajra , Barolo ,Piemonte IT
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois de um longo período de estudos iniciei a fase das visitas à regiões produtoras.
Em uma das minhas primeiras visitas à uma vinícola em Montalcino na Toscana, houve uma coincidência com o período da colheita no final de setembro.
Um dos técnicos que encontramos comentava que o trabalho é complexo. dizia que no ciclo natural, a vinha produz de acordo com o clima de cada determinada safra, e o produtor trabalha no cultivo, permanentemente. A cada mês, se adequando a este clima particular.
Na primavera, início do estado vegetativo, os técnicos cuidam para que a brotação seja
plena, o calor e a umidade chegam, e os insetos e fungos se propagam.
Vinicola G D Vajra , Barolo ,Piemonte IT
Vinicola G D Vajra , Barolo ,Piemonte IT - Cacho Inicial
Cacho Inicial

A vigilância é feita diariamente. Se for o caso, o controle de pragas é iniciado. Após algumas semanas começa a fase reprodutiva, na floração e pequeninos cachos, quando a vinha necessita de um pouco de chuva para desenvolvimento pleno do grão. Todo o cuidado é pouco ,a observação é constante, praticamente diária, até a maturação fisiológica da fruta, à época da colheita no outono.
Colheita
Esta fase é determinante, pois os grandes vinhos são produzidos por uvas colhidas a mão, (os vinhos de larga escala de produção são de colheita mecanizada) as uvas verdes e as
danificadas devem ser descartadas . o condicionamento das uvas devem ser feito em pequenas caixas plásticas para não amassarem umas às outras, e danificar os grãos antes de
chegar à vinicola.
Após a chegada, as uvas normalmente vão ao desengaço (retirada dos galhos e cabos) e dali para a prensa, onde se obtém o mosto (suco da fruta). Para os vinhos brancos, o mosto vai puro para a cuba ,onde se inicia o processo de fermentação. No caso do vinho tinto, o mosto fica em contato com a casca para obter a coloração no processo de fermentação. Depois de alguns dias (há uma variação de uma a três semanas, dependendo do vinho que se produz) que fica em repouso, muitos produtores aguardam a decantação de possíveis sedimentos, e depois vai à filtragem.
Alguns vinhos são transferidos às cubas de aço inox, outros vão para a maturação em madeira. Em um tempo determinado (pela legislação local), o vinho será engarrafado. E ainda pode
repousar por mais um período. Ficará guardado na adega em clima adequado. O trabalho do produtor fica um pouco mais tranquilo após os vinhos estarem nos recipientes próprios dentro da vinícola, mas no campo, é necessário dar continuidade. E o produtor continua com o foco no vinhedo , que é sem duvida alguma a parte mais importante , pois dali se origina a matéria prima de todo vinho, e o trabalho não para. Mesmo no inverno rigoroso dos países de clima temperado (em algumas regiões o produtor trabalha mesmo quando há neve no campo) quando chega a época da poda e outros cultivos, o trabalho continua nas vinhas, segundo a tradição e o critério de cada região, com o objetivo de deixar as vinhas aptas a um novo ciclo que se inicia na primavera.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade