Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Pedalando em Pessac

09 set 2016 às 18:33
- Henri Cartier-Bresson
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Numa quinta-feira de manhã ensolarada, anunciando um forte verão, avenidas arborizadas permitiam um passeio muito prazeroso. Estava andando de bicicleta nas imediações de Pessac, tranquila cidadezinha que compõe a grande Bordeaux. Dirigia pela avenida Nancel Penard, quando vi ,estava ao lado do famoso Chateau Pape Clement (Pessac-Léognan).
Depois de algumas voltas, parei no supermercado para dar uma olhada. Tentei conversar com alguns senhores que trabalhavam na construção civil ali ao lado, que estavam comprando algumas bebidas para uma pequena celebração. E me surpreendi quando comentei que as Champanhes são caras (25 euros em promoção). Explicaram que as Champanhes são vinhos nobres, com elaboração muito diferente de uma Crémant regional,ou qualquer outro espumante encontrado em supermercado por cinco euros.
sistema de appelations frança
sistema de appelations frança
A conversa passou para as regiões vinícolas da França e suas legislações específicas. Um deles me explicava que a França tem uma das mais extensas legislações vinícolas. Um sistema que se baseia no princípio de que os locais geográficos distintos, e não somente os varietais, são responsáveis pelo caráter particular de cada vinho. Observando na gôndola do supermercado, concluímos que, com exceção dos vinhos da Alsácia, é raro ver (no rótulo) o varietal da uva utilizada para fabricação do vinho.
Diferente do que ocorre nos rótulos dos vinhos "AOC" (Appelation d'origine controlée), a classificação francesa (nacional) mais alta, seguida pela "VDQS"(Vn délimité de Qualité supérieure), que está quase extinta.
VDQS
VDQS
Depois dos "vin de Pays", vinho de uma região mais vasta, que também pode ser de qualidade e "vin de table" ou vinho de mesa básico, bem inferior, que pode ser de qualquer lugar da França.
Vin de Pays
Vin de Pays
Mas o que chamou minha atenção não foram as informações sobre legislação e tipicidade, especificamente, mas o fato de que mesmo as pessoas mais simples, em geral o cidadão comum francês, têm um conhecimento vasto sobre assuntos como este. E isto é uma realidade, pois em inúmeras vezes encontrando pessoas em lojas e supermercados, pode-se conversar tranquilamente que terá informações sobre o assunto. Comentários que vão desde sua experiência com tal vinho até mesmo sua harmonização com diferentes pratos. Normalmente as pessoas sempre se envolvem gentilmente quando o assunto se refere a vinhos.
Imagino que desde a educação básica de uma criança já se fala em vinhos, como no Brasil se fala em futebol. Há ainda relatos de que, normalmente, médicos consomem vinho nas refeições antes de irem para os hospitais e suas devidas cirurgias.
Henri Cartier-Bresson
Henri Cartier-Bresson
A enologia faz parte da cultura francesa e está arraigada no modo de vida, uso e costume do povo françês.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade