Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Taças & Taças

25 nov 2016 às 19:51
taça ISO -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Taças & Taças
Bem na porta de entrada de um evento no "Halles de Beaune" (centro de eventos da cidade de Beaune, famosa cidadezinha no coração da Borgonha), recebi uma tacinha singela, pequena, com uma logotipia e só. Obviamente seria pra ir degustando um vinho aqui e outro ali, mas estávamos na França, e a expectativa era grande, em cada detalhe. Como dizem os sommeliers: o bom vinho merece uma "grande" taça!
Em Beaune, participei de um evento que sempre ocorre em outubro, intitulado "Pains, Vins et Fromages" (Pães, vinhos e queijos), uma verdadeira instituição na França! Já num frio de rachar, combinando bem com queijos e vinhos, produtores locais e de outras regiões da França expõem o que há de melhor: seus produtos artesanais. Foi um espetáculo!
Um dos produtores, comentou que a taça oferecida para cada convidado era uma ISO. Mas afinal de contas, o que é taça ISO?Existem muitos tipos de taça para vinhos, as ideais são: cristal, vidro,e outros materiais. Taças de maior volume para facilitar e promover a visualização, bem cristalinas, sem cor; forma longa e larga, com bocal menor para manter tais aromas e paladar, e volume para poder "mexer" o precioso líquido. Em vinhos Bordeaux, bojo grande e abertura menor; Borgonha, bojo ainda maior com bocal de abertura de borda. O formato deve ser direcionado a permitir que cada característica do vinho possa se expressar melhor, há uma taça específica em cada região.
A taça para vinhos brancos devem ser menores que as do vinho tinto. Como o vinho branco deve ser consumido em baixas temperaturas, a sugestão é para volume menor, pois a temperatura baixa se mantém um pouco mais, e também para que seus aromas frutados e acidez se liberem, sem a mesma necessidade de "mexer" o vinho tanto quanto os tintos. As taças para os vinhos rosés se assemelham muito com as dos vinhos brancos.
As taças para vinhos espumantes eram estreitas e longas, hoje a taça apropriada deve ter bojo, promovendo a percepção dos aromas, mais que a observação da "perlage" (as borbulhas que surgem na parte de baixo na bebida e vão subindo elegantemente). As taças dos vinhos doces e fortificados são geralmente pequenas (bem menores que as do vinho branco), pois suas quantidades de consumo devem ser bem menores, possuem um design próprio para direcionar o vinho à ponta da língua, parte de melhor percepção das características destes vinhos.
As taças ISO (International Standards Organization) - em português, Organização Internacional de Padronização -, podem ser usadas em qualquer situação (vinhos tintos, rosés, brancos e até mesmo os espumantes). O ISO foi criado em 1947 em Genebra, na Suíça. O Instituto cria, aprova e promove normas internacionais de padronização em mais de 170 países. As taças ISO têm um formato interessante, são um pouco longas, com um bojo relativo, toda cristalina e pequeno bocal. Própria para bebidas aromáticas, são vistas com frequência nas degustações técnicas e podem ser facilmente encontradas nas melhores casas comerciais. Uma excelente opção para as mais diversas ocasiões quando as pessoas querem descomplicar e degustar um vinho com tranquilidade!
diferentes taças para vinhos
diferentes taças para vinhos
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade