Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Tintos

31 ago 2016 às 22:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tintos

Escutei de um amigo que Napoleão preferia os Gevrey-Chambertin (um dos grandes vinhos da Borgonha), este tinto era para curtir as vitórias, mas imprescindível nas derrotas.Provavelmente este grupo de vinhos são os mais produzidos e consumidos no mundo todo, pelo que revelam, e simbolizam. Há diferentes grupos.
Os tintos leves, frutados de baixos taninos. Neste grupo o estilo é mais simples. São de ótimo frescor, ideais para se consumir jovens. Grande parte destes vinhos possui visual rubi- violácelo, com aromas puros de frutas. Dificilmente se percebe aromas secundários. Sua característica principal é o caráter despojado, são fáceis para degustar, leves e não possuem taninos pronunciados, com acidez bem elegante. No geral são bem acessíveis, e como são de frescor de frutas, não vão bem na madeira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Touraine La Chapinière
Touraine La Chapinière
Exemplos: Beaujolais, Grenache (sul do Rhone), Touraine (Loire), e muitos outros.
Tintos médios. Este grupo de tintos, inclui os mais clássicos do mundo que possuem estrutura firme, e bom corpo. Quando jovens, talvez não se percebe bem seus aromas, após 2 ou 3 anos de maturação, já começam a demonstrar seus predicados. Se revelam complexos aromas de frutas negras e especiarias. Na boca não é diferente; quando jovens, são interessantes, mas rústicos. Ao iniciar a maturidade, demonstram belíssimos taninos, elegantes e finos num conjunto marcante, quase sempre a harmonia destes vinhos conquista os paladares mais refinados. Os vinhos deste grupo podem tranquilamente envelhecer na adega por 10 anos, alguns até por 20 anos ou mais.
Exemplos: Borgonha, Bordeaux, Barolo, Barbaresco.

Tintos cheios e potentes. Este grupo de vinhos possui caráter forte. Preenchem o paladar. A imagem destes vinhos é escura, no nariz revela frutas muito maduras (ameixas, e outras do gênero). Na boca a percepção é de potência e bom corpo, denso e aveludado. Muitos evoluem muito bem na adega, mas são ótimos para o consumo imediato. Um detalhe interessante: alguns são de regiões quentes e áridas, onde as uvas são resistentes, e amadurecem ao extremo. Neste grupo a maturação no carvalho é benéfica, para equilibrar o excesso de fruta.
Exemplos: Cabernet Sauvignon (Califórnia, Austrália, Chile, Argentina), Primitivo (Puglia-Italia), Zinfandel (Califórnia), Mouvedre (Bandol-França e Barossa-Austrália), Malbec (Argentina) e etc.


sugestão: Acho muito legal aproveitar este final de inverno, para curtir alguns vinhos tintos.
Saúde !


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade